Notícias

Bairro angolano vive entre a pesca e um cemitério de navios encalhados

No bairro de Sarico, a uma hora da capital angolana, Luanda, a vida faz-se da pesca entre uma dezena de carcaças de navios abandonados, encalhados na praia de Santiago, uma baía onde reina o que resta do velho “Joaquim Kapango”.

Construído em 1980 e com 104 metros de comprimento, este antigo e imponente navio cargueiro da Marinha Mercante angolana, que recebeu o nome de um dos heróis da luta pela independência nacional, confunde-se com a história daquele bairro, no município do Dande, província do Bengo, ou não estivesse ali encalhado há cerca de 30 anos, juntamente com o petróleo “Karl Max” e tantos outros.

Um cenário que mistura o aspeto apocalíptico de navios abandonados que, ao longo dos anos, foram literalmente parar à praia, corroídos pelo tempo e pelo salitre da água do mar, e a vida diária de quem nunca conheceu outra realidade.

Como Rui Manuel, de 29 anos, um dos pescadores artesanais de Sarico.

“Quando os navios estavam abandonados lá no porto [de Luanda], transferiam os navios para aqui, como lixo. Onde eles deixam, dependendo da ventania, os navios vêm para cá e encalham”, conta.

“Nascemos com eles, crescemos com eles”, atira ainda, enquanto os colegas puxam do mar, a força de braços, a pesca do dia, por entre os navios encalhados na praia.

Toda a vida pescador, Rui Manuel recorda que ainda hoje escala os velhos navios para, juntamente com os amigos, divertir-se a bordo.

Uma espécie de comandante de um navio pirata: “Até mesmo assim ainda vou, para brincar. Mas tem sítios que está mal e não dá para ir”.

Manuel Fonseca, de 38 anos, vive da mesma arte, a pesca “banda banda”, em que oito homens levam uma manhã para recolher as duas pontas de uma rede e com ela todo o peixe e marisco que vem pelo meio.

Chegou há nove anos ao bairro de Sarico e nunca conheceu outra realidade além de pescar por entre um verdadeiro cemitério de navios encalhados.

“É bonito sim, claro”, conta, antes de regressar à pesca, num dia que ficou aquém das expetativas.

“Vamos um pouco tristes, pouco peixe”, desabafa.

A isto, e enquanto a “pesca não sai”, assiste Rufina Bimbi, 44 anos. Tem quatro filhos e marido para alimentar em casa, de onde saiu, do bairro Kifangondo, ao nascer do sol, depois de ter apanhado cana-de-açúcar na sua lavra.

Enquanto os mais novos puxam as redes, Rufina espera na areia, junto aos “navios fantasma”, para fazer negócio.

“Venho trocar cana pelo peixe. Para comer e para vender. Levo qualquer peixe”, explica, em conversa com a Lusa, acrescentando que cada cana pode custar 100 kwanzas (50 cêntimos de euro).

Em 2004, um despacho conjunto dos ministros das Finanças e dos Transportes ainda criou uma comissão técnica para dar tratamento e acautelar os aspetos legais referentes ao abate e venda dos navios Joaquim Kapango, Ludonge e N’gola, no âmbito da liquidação da então empresa pública Angonave.

Contudo, a realidade da praia de Santiago em nada se alterou.

Que o digam os primos Clementino Lourenço, de 22 anos, e Filipe Garcia, de 29 anos, ambos pescadores do bairro de Sarico.

“Fazíamos brincadeiras, subíamos ao navio, tirávamos os pássaros e levamos alumínio, para termos alguns valores”, recorda Filipe, sobre os passatempos dos mais novos daquele bairro.

Uma ideia de pronto confirmada por Clementino: “Não tínhamos onde nos divertir por cá, e aqui vínhamos brincar com as meninas e correr”.

Por Sarico, outros contam ainda histórias que, décadas depois, já formam uma espécie de lendas locais, sobre navios encalhados propositadamente naquela praia, a cerca de 30 quilómetros de Luanda, abandonados depois de levadas armas para terra, durante a guerra civil entre 1975 e 2002.

Hoje, a calma praia de Santiago, e a sua silhueta de navios abandonados, é ainda desconhecida de muitos, para satisfação de quem mora no bairro de Sarico e que ali tem uma espécie de recreio na água à disposição.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading