Notícias

Banco angolano SOL vai abrir escritório de representação em Macau

O banco angolano SOL pretende abrir, “nos próximos dias”, um escritório de representação em Macau, disse hoje o presidente do conselho de administração, Coutinho Nobre Miguel.

“Pensamos que nos próximos dias podemos contar aqui [em Macau] com um escritório de representação para, de facto, permitir que possamos estudar melhor o mercado asiático, procurar explorar as oportunidades que oferece e a partir delas apoiar o nosso tecido empresarial angolano”, afirmou, referindo-se em particular às micro e pequenas e médias empresas.

Coutinho Nobre Miguel falava à margem do Fórum Económico “Cidades Sustentáveis”, uma iniciativa integrada na 22.ª Feira Internacional de Macau (MIF), evento que arrancou na quinta-feira e decorre até sábado e tem Angola como “país parceiro”.

Trata-se da segunda manifestação de interesse por parte de um banco angolano no antigo enclave português em menos de uma semana, após o anúncio de que o BIC Angola vai apresentar, no próximo mês, um pedido para se instalar na Região Administrativa Especial chinesa.

“A nossa prioridade em termos de internacionalização como fator incontornável para o crescimento e desenvolvimento sustentável passa necessariamente por três geografias: a primeira é ao nível da região da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral], a segunda na Europa e a terceira é, de facto, na Ásia e tendo como destino exatamente Macau”, realçou Coutinho Nobre Miguel.

A entrada de Macau na agenda da internacionalização do banco SOL, estabelecido em 2001, surge no quadro do desígnio atribuído por Pequim a Macau como uma plataforma económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

“Com base nessa agenda e o apoio que tenho localmente de escritório de advogados ainda ficarei por cá algum tempo para trabalhar com alguns bancos [locais] e com alguma classe empresarial (…) também, e julgo que, do aprofundamento e do conhecimento, poderei criar aqui a convicção necessária para olhar para o horizonte temporal necessário e adequado para a nossa presença neste mercado”, explicou Coutinho Nobre Miguel.

“Estamos num plano de prospeção (…) porque não temos domínio profundo do mercado. Preferimos contratar serviços locais de advogados e de especialistas na área económica e financeira que têm conhecimento profundo da realidade económica de Macau e da Ásia e que estão a dar-nos o apoio necessário. Acredito e creio que, de facto, da análise que faremos tomaremos decisões no curto prazo”, afirmou.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading