Destaques

Bolsonaro já está nos EUA para reforçar “aliança para liberdade e prosperidade”

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, chegou este domingo a Washington para iniciar uma visita oficial aos Estados Unidos, durante a qual irá reunir-se com o seu homólogo Donald Trump, para reforçar uma “aliança pela liberdade e prosperidade”.

“Pela primeira vez em muito tempo, um Presidente brasileiro que não é anti-americano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, lê-se numa mensagem publicada na conta oficial de Jair Bolsonaro na rede social Twitter pouco depois de o Presidente brasileiro ter aterrado na base área de Washington.

Também no Twitter, Jair Bolsonaro defendeu que “Brasil e Estados Unidos juntos assustam os defensores do atraso e da tirania ao redor do mundo”.

“Quem tem medo de parcerias com um país livre e próspero? É o que viemos buscar !”, lê-se na mensagem.

Numa outra publicação, o Presidente do Brasil refere que ficará alojado na Blair House, situado junto à Casa Branca, “uma honraria concedida a pouquíssimos chefes de Estado, além de não custar um centavo aos cofres públicos”, escreveu Jair Bolsonaro, agradecendo “ao Governo americano todo o respeito e carinho” que está a ser dado à comitiva.

Ontem, na agenda de Jair Bolsonaro estava apenas previsto um jantar na embaixada do Brasil em Washington, com “opinion makers” e algumas autoridades.

Hoje, segunda-feira, o chefe de Estado brasileiro participará num fórum de investimentos e noutro sobre “o futuro da economia brasileira”, organizado pelo Comité Empresarial Brasil -Estados Unidos, além de se encontrar com o ex-secretário do Tesouro norte-americano Henry Merritt Paulson.

O líder ultraconservador brasileiro, que viajou acompanhado de seis ministros, será recebido na terça-feira na Casa Branca por Donald Trump, que Bolsonaro considera um modelo e com quem irá assinar vários acordos e discutirá vários assuntos, incluindo a situação na Venezuela.

O Brasil e os Estados Unidos foram dos primeiros países a reconhecer Juan Guaidó, o presidente do parlamento venezuelano, como o legítimo Presidente da Venezuela, e é esperado que Bolsonaro e Trump abordem possíveis medidas para fazer chegar ajuda humanitária àquele país.

Os dois líderes terão um almoço de trabalho e uma reunião prolongada com os ministros dos dois países e darão uma conferência de imprensa no final.

Em Washington, Bolsonaro planeia assinar acordos na área da energia, segurança e defesa nacional, assim como salvaguardas tecnológicas, para permitir que os Estados Unidos utilizem a base brasileira de Alcântara para lançar foguetes espaciais .

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading