Donald Trump ameaça com estado de emergência

kalola Store

Um dia depois de uma reunião falhada na Casa Branca com os líderes democratas no Congresso, o Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou decretar emergência nacional para mandar construir o muro contra imigrantes na fronteira com o México sem aprovação de senadores e representantes.

“Podemos declarar uma emergência nacional por causa da segurança do país. Posso muito bem fazer isso. Podemos declarar emergência e construir o muro muito depressa”, afirmou Trump aos jornalistas, confirmando a ameaça.

“Isso é uma maneira de o fazer, mas podemos chegar lá com um processo negociado e é isso que estamos a tentar”, disse Trump mostrando preferir um acordo .

Trump recusou aprovar um pacote legislativo votado na Câmara de Representantes, agora dominada pela oposição democrata, até que lhe seja concedido um fundo de cinco mil milhões de dólares para construir o polémico muro.

Até que isso aconteça, promete manter indefinidamente o shutdown ( fecho do Governo), que dura há 15 dias e mantém 800 mil funcionários sem salários, muitos deles forçados a trabalhar para manter os serviços mínimos.

Ontem, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, chefiou uma delegação da administração Trump em negociações com congressistas democratas para tentar pôr fim ao impasse causado pelo projecto do muro, considerado “imoral” por Nanci Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes.

Fonte: CM.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.