Eugénio Costa AlmeidaOpinião

Eleições de 7 de Outubro, marcantes ou uma vitória pírrica?…

Amanhã, 7 de Outubro, será um dia importante para três países Brasil, São Tomé e Príncipe e Camarões.

Três países onde ocorrerão três importantes eleições, cujos os resultados tanto poderão ser podem ser marcantes para a vida destes países, como o seu resultado, poderá uma “difícil” vitória de Pirro.

Veremos o que dirá a sempre reconhecida sabedoria popular; isso se não houver interferências externas (como os fake news (notícias falsas) e as páginas sociais) que condicionem a mesma…

No Brasil ocorrerão, em simultâneo, as presidenciais e as legislativas (Senado e Câmara de Deputados).

Se nas duas Câmaras legislativas, será um “seja o que Deus quiser” dado que a maioria, como ainda ontem um órgão fazia referência – salvo se for um fake news – que a maioria dos candidatos estavam, directa ou indirectamente, ligados ao processo “Lava Jato”, no caso das presidenciais, a situação é mais fina e inquietante.

Posicionam-se dois candidatos que poderão ir a uma 2ª volta (ou turno) e que representam os dois extremos a vida política brasileira (e internacional): Jair Bolsonaro, relacionado com uma extrema-direita, e Fernando Haddad, o representante do PT e de Lula da Silva, ou seja, conotado com a extrema-esquerda. Essa é a imagem que as sondagens nos oferecem.

Todavia, a sabedoria popular, muitas vezes, manda as sondagens para o caneiro e alteram tudo o que estas previam. E aí, veremos o que dirão, no final, os brasileiros e como os outros candidatos, principalmente, os mais moderado, souberam transmitir as suas ideias na recta final da campanha.

Salvo se, no acto do voto, a sabedoria popular não for afectada por interesses externos, haverá duas voltas – dois turnos – para as presidenciais e serão entre estes dois candidatos de campos extremamente opostos.

O certo é que com o actual panorama, tudo parece indicar que os brasileiros

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading