Eleições de 7 de Outubro, marcantes ou uma vitória pírrica?…

Amanhã, 7 de Outubro, será um dia importante para três países Brasil, São Tomé e Príncipe e Camarões.

Três países onde ocorrerão três importantes eleições, cujos os resultados tanto poderão ser podem ser marcantes para a vida destes países, como o seu resultado, poderá uma “difícil” vitória de Pirro.

Veremos o que dirá a sempre reconhecida sabedoria popular; isso se não houver interferências externas (como os fake news (notícias falsas) e as páginas sociais) que condicionem a mesma…

No Brasil ocorrerão, em simultâneo, as presidenciais e as legislativas (Senado e Câmara de Deputados).

Se nas duas Câmaras legislativas, será um “seja o que Deus quiser” dado que a maioria, como ainda ontem um órgão fazia referência – salvo se for um fake news – que a maioria dos candidatos estavam, directa ou indirectamente, ligados ao processo “Lava Jato”, no caso das presidenciais, a situação é mais fina e inquietante.

Posicionam-se dois candidatos que poderão ir a uma 2ª volta (ou turno) e que representam os dois extremos a vida política brasileira (e internacional): Jair Bolsonaro, relacionado com uma extrema-direita, e Fernando Haddad, o representante do PT e de Lula da Silva, ou seja, conotado com a extrema-esquerda. Essa é a imagem que as sondagens nos oferecem.

Todavia, a sabedoria popular, muitas vezes, manda as sondagens para o caneiro e alteram tudo o que estas previam. E aí, veremos o que dirão, no final, os brasileiros e como os outros candidatos, principalmente, os mais moderado, souberam transmitir as suas ideias na recta final da campanha.

Salvo se, no acto do voto, a sabedoria popular não for afectada por interesses externos, haverá duas voltas – dois turnos – para as presidenciais e serão entre estes dois candidatos de campos extremamente opostos.

O certo é que com o actual panorama, tudo parece indicar que os brasileiros

Deixe o seu comentário