Notícias

Empresas no Bié com dificuldades financeiras

Pelo menos oito das nove empresas licenciadas para exploração de madeira na província do Bié enfrentam dificuldades para a realização da sua actividade, devido à falta de meios apropriados para o corte e tratamento do produto, disse ontem, no Cuito, o chefe da área técnica e fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) no Bié.

Julião da Costa disse que apenas seis empresas pagaram as suas licenças de exploração e outras, por razões financeiras, ficaram sem cumprir com as suas obrigações.

A Cooperativa Wassoliwa foi a única que conseguiu atingir a exploração de 500 metros cúbicos de madeira, cifra atribuída na altura da entrega da licença para a campanha florestal de 2017, que teve o seu início no dia 12 de Junho e termina a 31 de Janeiro.

“O processo de licenciamento está suspenso, uma vez que o IDF está empenhado no processo de controlo e fiscalização das empresas legalizadas na campanha de exploração florestal do ano passado”, disse Julião da Costa que acrescentou que o Bié nunca enfrentou o problema de exploração de madeira por estrangeiros nem trespasse de licença, pois, afirmou, a província não dispõe de capacidade florestal, tal como acontece com as províncias do Cuando Cubango e Moxico. “Temos um número de concessionários limitado, alguns deles conhecem as áreas onde existe maior concentração de madeira, levam-nos até lá e fazemos a vistoria, fiscalizamos o lugar”, sublinhou.

Na campanha florestal 2017, a província conseguiu uma produção de quatro mil toneladas de carvão vegetal e 100 hectares de lenha,  que corresponde ao carregamento de 50 camiões. Julião da Costa informou que a nova orientação para a exploração de carvão vegetal prevê que a comercialização deste combustível deve ser feita ao nível de cada província onde é produzido. No ano passado, no Bié foi verificada uma redução significativa no seu fabrico.

Fonte: JA

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading