Destaques

EUA anunciam retirada de todos os funcionários da embaixada na Venezuela

Os Estados Unidos anunciaram na noite de segunda-feira que estão a retirar todos os funcionários da sua embaixada na Venezuela, alegando a deterioração da situação naquele país sul-americano.

O secretário de Estado norte-americano anunciou a decisão enquanto a Venezuela tenta restaurar a electricidade após quatro dias de apagões em todo o país e sobreviver a uma profunda crise política.

Mike Pompeo acusou ainda os governos de Cuba e da Rússia de intervencionismo, pelo apoio ao Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

“As nações que apoiam Maduro, pela natureza do seu regime ilegítimo, estão a levar a cabo o mesmo intervencionismo de que nos acusam de fazer”, afirmou em conferência de imprensa o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, país que reconhece Juan Guaidó como Presidente interino, juntamente com mais 50 nações, incluindo Portugal e Brasil.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prolongou por mais 48 horas a suspensão de actividades laborais e escolares devido ao apagão que afecta o país desde quinta-feira e que o Governo venezuelano diz ter origem numa “guerra eléctrica”.

O apagão teve origem numa avaria na central hidroeléctrica de El Guri, a principal do país, que afectou ainda dois sistemas secundários e a linha central de transmissão.

Em Caracas, a electricidade está a chegar a vários bairros, mas de forma intermitente. O apagão afectou as comunicações fixas e móveis, os terminais de pagamentos e o acesso à internet.

Fonte: Público.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading