Notícias

Governo pede à banca para contrariar falta de poupança dos angolanos

Aposição foi assumida hoje, em Luanda, pela secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia Gomes da Silva, na abertura da conferência de apresentação da 12.ª edição da publicação Banca em Análise, promovida pela consultora internacional Deloitte.

“Tem-se verificado que a poupança interna não é suficientemente elástica para acolher as diferentes necessidades internas, incluindo do Estado”, apontou a governante, acrescentando que o assunto já tem sido abordado com as instituições financeiras angolanas.

“Os bancos são os primeiros interessados em fomentar essa cultura de poupança desde tenra idade”, exortou Aia Gomes da Silva, falando diretamente para os vários presidentes de bancos presentes no evento da Deloitte.

Segundo o levantamento anual da consultora, o crédito líquido a clientes em Angola aumentou 12% entre 2015 e 2016, chegando, no conjunto dos bancos analisados, aos 3,062 biliões de kwanzas (15,6 mil milhões de euros).

O peso dos depósitos em moeda nacional manteve a sua tendência de crescimento em 2016, em detrimento da moeda estrangeira, passando a representar 67% dos depósitos totais, que somaram 7,043 biliões de kwanzas (35,8 mil milhões de euros), um crescimento de 16% face a 2015, ainda segundo o mesmo relatório.

O número de balcões em Angola ultrapassou os 1.800, enquanto o total de funcionários bancários chegou a mais de 21.600.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading