DestaquesSociedade

Governo preocupado com abuso e exploração sexual de menores na internet

“No requisito específico sobre o abuso sexual e exploração sexual de menores na internet, precisamos de olhar para esta questão como uma questão que merece a nossa séria preocupação e cuidada acção”, afirmou hoje a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário.

Sem avançar dados, assinalou que o Executivo “está preocupado” com a situação e, no sentido de dar resposta e protecção, “sobretudo contra a exploração”, aderiu a mecanismos internacionais contra o tráfico de pessoas onde “mulheres e crianças são as principais vítimas”.

Ana Celeste Januário discursava na abertura de um “workshop” sobre o Abuso, Exploração de Menores na Internet e o Papel da Média na Protecção e Garantia dos Direitos Humanos da Criança.

A governante deu a conhecer que o Executivo angolano aderiu ao tratado de protecção contra o uso de imagens de crianças na internet e foi também convidado a aderir ao sistema da “We protect”, rede de protecção da criança no espaço digital.

No domínio da actuação dos media, a governante exortou os jornalistas a divulgarem denúncias e “evitarem a identificação directa ou indirecta de menores vítimas de abusos sexuais”.

Ana Celeste Januário solicitou igualmente aos gestores de páginas, sites ou grupos sociais na internet a “avaliarem” o conteúdo que publicam nessa plataforma “para que não seja um meio de revitimizar quem já passou por abuso ou exploração”.

Por seu lado, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Ruth Mixinge, observou que o país tem diplomas legais que “exigem” que escolas e bibliotecas “impeçam que crianças sejam expostas a conteúdos pornográficos”.

Para que isso aconteça, realçou, “as instituições devem instalar filtros que bloqueiem esses tipos de sites nos computadores usados pelos estudantes e frequentadores de bibliotecas”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading