Notícias

Investimento de privados no sul de Angola prevê 2.000 postos de trabalho

Um grupo privado acordou com o Estado angolano um investimento de 50 milhões de dólares (42,5 milhões de euros) em dois projetos industriais, a concretizar com recurso a empréstimos bancários, criando quase 2.000 postos de trabalho.

Em causa estão dois contratos de investimento privado assumidos pelo grupo angolano Obvious – Sociedade de Estudo, a realizar em consórcio com outras duas empresas angolanas, conforme documentação a que a Lusa teve acesso.

O primeiro contrato estabelecido com a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), em representação do Estado angolano, envolve o consórcio ObviousCatito, formado pela Obvious e pela sociedade Catito e um investimento de 28 milhões de dólares (23,7 milhões de euros).

O projeto deste consórcio privado consiste na produção de horticultura, fruticultura, pastagem e criação de gado, e será implementado em Luvemba, no município do Bailundo, província do Huambo, e na Canjala, município do Lobito, província de Benguela.

“O investimento vai proporcionar o aumento da produção nacional, a substituição de importações”, refere o contrato de investimento, que prevê exportar 20% do total da produção.

Os promotores apontam a criação de 1.300 postos de trabalho diretos e mais de 400 indiretos, após a implementação total do projeto de investimento, financiado pela Obvious através de capitais próprios e empréstimos bancários internos e externos.

Ao consórcio foram atribuídos benefícios fiscais, como a redução em 75% no pagamento de impostos Industrial, sobre Aplicação de Capitais e de Sisa, por um período de 10 anos.

Ainda no sul de Angola, a mesma empresa avança com um segundo contrato de investimento com a UTIP, formando para o efeito o consórcio ObviousCaicsa e prevendo um investimento global de 22 milhões de dólares (18,7 milhões de euros).

Envolve a instalação de uma fábrica de transformação de rochas ornamentais na província da Huíla, de forma a “complementar e desenvolver a área da indústria extrativa” que já a opera no Complexo Agro-Industrial Centro Sul de Angola (CAICSA).

“Além de poder também prestar serviços a outros operadores da indústria extrativa de rochas ornamentais”, lê-se ainda no contrato de investimento, que aponta a criação de 68 postos diretos.

Neste caso, ao consórcio foram atribuídos benefícios fiscais, como a redução em 60% no pagamento de impostos Industrial, sobre Aplicação de Capitais e de Sisa, por um período de oito anos.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading