DestaquesSociedade

IRSM precisa de 39.000 milhões de kwanzas para reintegrar mais de 117.000 ex-militares

O Instituto de Reintegração Socioprofissional dos Ex-Militares (IRSM) angolano necessita de 39.000 milhões de kwanzas para reintegrar mais de 117.000 ex-militares desmobilizados ao abrigo dos quatro acordos de paz assinados desde 1991, foi hoje anunciado.

Segundo o diretor-geral do IRSM, Domingos Tchikanha, a instituição tem por reintegrar 80.000 ex-militares, cerca de 13.000 deficientes e 24.000 viúvas e órfãos de guerra, um processo “condicionado” pela crise económica, financeira e cambial que Angola atravessa desde finais de 2014.

“Para reintegrá-los precisaríamos de cerca de 39.000 milhões de kwanzas. O fator financeiro é o grande ‘handicap’ porque havendo condições financeiras seria fácil a reintegração socioeconómica desses efetivos”, disse.

“É preocupação do Governo criar todas as condições com vista à reintegração condigna daqueles que, ao longo de muitos anos, se bateram nas frentes de combate a aceitar depor as armas, criando as condições propícias para a paz em Angola”, adiantou.

Falando hoje, em conferência de imprensa, em Luanda, enquadrada na comemoração do 24.º aniversário do Instituto, criado a 14 de abril de 1995, Tchikanha apontou 2022 como a meta para reintegração dos ex-militares na vida socioprofissional e produtiva do país.

O IRSM é um órgão do Estado angolano que visa assegurar a implementação e o desenvolvimento de uma política de apoio à reintegração social e económico profissional dos ex-militares.

Segundo Domingos Tchikanha, o órgão tem a missão de reintegrar os militares desmobilizados à luz dos Acordos de Bicesse (Estoril, em 1991), Protocolo de Lusaca (1994), Acordo Geral de Paz (Luena, em 2002), e o Memorando de Entendimento para a Paz e Reconciliação em Cabinda (2006).

“Se tivermos em conta que o processo começou em 1992, na altura foram desmobilizados cerca de 240.000 efetivos. Destes, 51.000 eram oficiais sob tutela do Estado-Maior Geral e o restante, sargentos e soldados, estão sob alçada do IRSM “, explicou.

Recordou que “condicionalismos” de ordem financeira “estão a travar a conclusão do processo”, faltando reintegrar 117.537 pessoas – 80.537 ex-militares, 13.000 deficientes e 24.000 viúvas e órfãos de guerra.

Questionado sobre como estão a sobreviver os ex-militares, deficientes, viúvas e órfãos de guerra espalhados pelo país ainda por reintegrar, o responsável deu conta que têm recorrido aos “pequenos negócios e na agricultura de subsistência”.

“Temos de reconhecer que a situação deles é muito difícil. Mas muitos deles optam por projetos individuais, como agricultura, pescas, moto táxi, carpintaria. São esses projetos que temos financiado, individual ou coletivamente”, sublinhou.

Em relação à preocupação que, de forma reiterada, tem sido levantada pela União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), maior partido na oposição, sobre alegadas exclusões dos ex-militares das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), seu extinto braço armado, o tenente general Tchikanha disse que IRSM “é inclusivo”.

“Não cabe a nós definir quem é das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), extintas forças do MPLA, partido no poder, quem é das FALA ou das ex-FLEC [Frente de Libertação do Estado de Cabinda]”, referiu.

“Recebemos do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas [EMGFAA] os dados de ex-militares que são por nós controlados, mas posso dizer que no universo dos 80.537 ex-militares 78.000 são das ex-FAPLA e mais de 6.000 são das ex-FALA”, acrescentou.

Em 2018, ainda segundo Domingos Tchikanha, o Instituto tinha como previsão integrar cerca de 11.000 pessoas, “entre ex-militares e deficientes vulneráveis”, mas, devido à “crise financeira”, o número foi reduzido para apenas 3.000.

“Mas, infelizmente, apenas 104 ex-militares foram realmente reintegrados”, disse.

A província angolana de Benguela absorve o maior número de ex-militares desmobilizados ao abrigo dos Acordos de Paz ainda por reintegrar, com um total de 17.000, seguida pela província da Huíla com 12.000 ex-militares.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading