DestaquesEconomia

Japão disponível para fornecer a Angola tecnologia de ponta para fins agrícolas

O Japão manifestou disponibilidade para fornecer a Angola a mais moderna tecnologia para fins agrícolas, com o intuito de ajudar o país a desenvolver a área da agricultura, no âmbito da diversificação económica angolana.

A disponibilidade foi revelada pelo presidente da Comissão Parlamentar de Amizade Japão/Angola, Yositaka Sakuranda, no final de um encontro, terça-feira, com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, no quadro de uma visita de trabalho a Angola.

Segundo o deputado japonês, o Japão pretende contribuir para o aumento da produção agrícola em Angola e, ao mesmo tempo, para o processo de diversificação económica com base no desenvolvimento da agricultura. Como contrapartida, Sakuranda pediu a Angola o apoio à pretensão de Tóquio em organizar a exposição mundial de 2025 (Expo 2025), cuja decisão será conhecida em Novembro próximo.

A este propósito, Sakuranda, que lidera uma comitiva de mais dois deputados na visita a Luanda, onde chegou domingo, indicou ter recebido “palavras promissoras” do Presidente da Assembleia Nacional. A Comissão Parlamentar de Amizade Japão/Angola foi criada há mais de quinze anos e teve como primeiro presidente o senador Tetsuro Yano.

A delegação foi também recebida pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, e pela comissária que organiza a participação angolana nas exposições internacionais, engenheira Albina Assis. As relações diplomáticas entre Angola e Japão datam de Setembro de 1976.

Em Angola, o Japão tem desenvolvido vários projectos em áreas como a desminagem, infraestruturas, energia, agricultura, educação e saúde. Nas trocas comerciais, Angola importa do Japão mercadorias como viaturas automóveis, bem como aço, ferro e equipamentos. Por seu lado, o Japão importa de Angola maioritariamente crude e outras matérias-primas.

Fonte : Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading