Notícias

Jornalistas do Expresso consideram eleição de João Lourenço como acontecimento internacional de 2017

Dando continuidade a uma iniciativa que remonta a 1981, os jornalistas do Expresso elegeram as figuras e acontecimentos nacionais e internacionais de 2017.

Em Portugal, os escolhidos foram Marcelo Rebelo de Sousa, como figura nacional. Já os incêndios de Pedrógão Grande ocorridos em junho foram considerados os acontecimentos do ano em Portugal, segundo os jornalistas do Expresso.

As escolhas internacionais recaíram em Emmanuel Macron, o novo Presidente francês como figura internacional do ano. Já ” o terramoto político” que varreu Angola com a eleição de João Lourenço para o cargo de Presidente da República de Angola, foi considerado pelos jornalistas do semanário Expresso, como o acontecimento internacional de 2017.

Outro dado importante é que além da sua eleição ter sido considerada como acontecimento internacional de 2017, o nome de João Lourenço fez parte da lista dos dez candidatos ao título de figura internacional do ano, cuja escolha recaiu sobre Emmanuel Macron (27,69%). O Presidente angolano foi a quarta figura internacional mais votada com 11,86% dos votos, Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte foi terceira figura internacional com 14,14% dos votos , tendo o homem que liderou um processo autonomista na Catalunha, Charles Puigdemont sido a segunda figura internacional mais votada com 22,61% dos votos.

Fazem parte da lista nomes como : Xi Jinping (Presidente da China), Juan Manuel Santos (Presidente da Colômbia e Nobel da Paz), Rodrigo Duterte (Presidente das Filipinas), Mohammed Bin Salman (Príncipe herdeiro da Arábia Saudita), Jeff Buzos (fundador da Amazon), e Colin Kaepernick ( jogador da liga de futebol norte-americana).

Os artigos de fundo sobre os vencedores das quatro categorias (figura nacional; acontecimento nacional; figura internacional; e acontecimento internacional) serão publicados na edição semanal em papel a 23 de dezembro.

Pelo quarto ano, os leitores também puderam fazer as suas escolhas. E surpreenderam : Salvador Sobral venceu Marcelo Rebelo de Sousa como figura nacional. E a escalada nuclear foi o acontecimento internacional mais votado pelos internautas.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading