CulturaDestaquesPolítica

Ministra considera vantajosa cooperação museológica com Alemanha

O memorando de entendimento técnico científico no domínio da museologia assinado nesta segunda-feira, em Luanda, entre a Direcção Nacional dos Museus, a Fundação do Património Cultural da Prússia e o Goethe Institut alavanca a rede museológica angolana na modernização, divulgação e preservação do acervo nacional, afirmou a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

O memorando tem como objectivo de promover a pesquisa sobre os objectos etnológicos e históricos de Angola, bem como a promoção da gestão dos projectos das peças de colecções do Museu Nacional de Antropologia de Angola e do Museu de Etnologia de Berlin.  

A cooperação será promovida e moderada pela Direcção Nacional dos Museus e pelo Goethe-Institut Angola.

As instituições acima mencionadas devem contribuir de igual forma na implementação das áreas e dos objectivos definidos no memorando de entendimento.

Para o efeito, ambas as instituições comprometem-se em disponibilizar as redes e plataformas necessárias a fim de relacionar as colecções históricas com a arte e sociedade contemporâneas tanto em Angola como na Alemanha.

Durante uma audiência que concedeu a uma delegação alemã chefiada pelo embaixador Dirk Lolke, a ministra afirmou que o protocolo vai contribuir para a preservação e divulgação do potencial do acervo museológico angolano, levando ao mundo a identidade cultural do país, através de exposições itinerantes  e debates a vários níveis.

A ministra referiu que no âmbito da agenda cultural da Bienal da Paz , a iniciar em 2019 poderão ser programadas  actividades culturais com o  concurso do Instituto Ghote e que contarão com a presença de vários países africanos.

Por seu turno, o diplomata alemão manifestou a disponibilidade do seu país e das instituições culturais alemãs em cooperar com Angola em vários domínios ligaria ã modernização  dos museus angolanos e divulgação do seu espólio na Alemanha.

Dirk Lolke adiantou que o seu país está e estará aberto para promover e divulgar a cultura angolana com exposições em instituições locais, bem como a troca de experiência e intercâmbio cultural.

No âmbito do memorando, quadros do Ministério da Cultura ligados a área museológica participaram em workshop sobre “Cooperação entre os Museus de Antropologia de Angola e de Berlim: Primeiros Passos”, em Berlim (Alemanha), entre 26 a 30 de Novembro.

Durante o workshop, os participantes abordaram questões relacionadas com colecções etnográficas de Angola dos exploradores alemães nos séculos XIX e XX, história de antropologia e museologia em Angola, colecções do Museu Nacional de Antropologia de Angola, conservação das colecções do Museu Nacional de Antropologia de Angola.

A propósito, o Museu de Berlim, a ser inaugurado brevemente, contará com colecções e obras de países de todos os continentes, o diplomata manifestou interesse de poder contar com peças e documentários que reflictam a riqueza cultural de Angola, designadamente a arte rupestre do Tchitunduhulu, do Namibe, e da cidade de M’Banza Kongo, Património da Humanidade.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading