Produção de petróleo da OPEP no valor mais baixo desde maio, Angola lidera queda

A produção de petróleo dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) caiu em novembro para 32,47 milhões de barris, o valor mais baixo dos últimos seis meses, com Angola a liderar as quedas.
De acordo com os dados divulgados pela agência de informação financeira Bloomberg, a queda de novembro protagonizada pelos países do cartel chegou a 80 mil barris por dia face a outubro, para 32,47 milhões de barris diários.
Segundo os dados compilados pela Bloomberg, Angola liderou a queda da produção, com uma redução de 100 mil barris diários, que é explicada pelos trabalhos de manutenção dos poços.
Já no mês passado, a Agência Internacional de Energia tinha alertado que os trabalhos de manutenção poderiam influenciar significativamente a produção do segundo maior produtor de petróleo na África subsariana.
No final do mês passado, os 12 países-membros da OPEP e outros, como a Rússia, decidiram prolongar o acordo para limitar a produção até final do próximo ano, procurando reequilibrar o mercado e fazer descer o nível de reservas para a média dos cinco anos.