Eugénio Costa AlmeidaOpinião

Reflexão e reflectindo sobre Isabel dos Santos…

Estamos quase a cumprir um ano (no próximo mês de Setembro) que João Manuel Gonçalves Lourenço foi eleito Presidente da República, através das listas do MPLA e depois de indicado pelo seu antecessor, José Eduardo dos Santos.

Recorde-se que uma das medidas que ele sempre prometeu levar por diante seria o combate à corrupção e ao tráfico de influência que esta trazia – e traz – sempre consigo.

E, como se sabe, desde a sua posse como Presidente da República, João Lourenço, historiador e general na reserva, tem procurado levar por diante a promessa eleitoral de um modo que parece sério – e não duvido que o seja –e frontal.

E, para isso, nada melhor que começar por aqueles que, à partida, pensariam estar imunes a esse “combate”; ou seja, atacar a direito e sem ver a quem.

A família dos Santos, mais concretamente, os filhos do emérito (nunca sei se é com ou sem aspas…) Presidente José Eduardo dos Santos, talvez pela notoriedade que gozam têm sido dos mais visados: Isabel dos Santos, WelwitschiaTchizé dos Santos, José Zenú Filomeno dos Santos e o seu sócio e Jean-Claude Bastos de Morais e, ainda que pouco claro, José E. Paulino “Coréon Dé” dos Santos.

Se no princípio Tchizé dos Santos, através das páginas sociais, nomeadamente – pelo menos era por onde sempre recebia os seus reenvios –, via Whatsapp, era quem mais criticava as medidas do Presidente João Lourenço – exonerações, revogação e, ou, suspensões de contratos, fim de subsídios, etc. –, se depois foi Zenú e Bastos de Morais, por causa do Fundo Soberano quem mais pernearam, ainda que, com alguma contenção, tem sido a engª Isabel dos Santos quem, quase desde o início, mais tem criticado e verberado as medidas presidenciais.

E tudo parece estar a acontecer – o timing a isso o leva a pensar – após a aprovação parlamentar da exigência de retorno de capitais saídos, do País – e dos seus cofres –, ilícita ou incorrectamente para o exterior.

E estas medidas, naturalmente e como reconhecem outros analistas, estão a ter impacto sobre certos investimentos e interesses que estão no exterior e cujos antecedentes têm origem em empréstimos obtidos junto de empresas e – bancos, principalmente,públicas angolanas ou com capital adquirido através dos negócios de favor que, alguns, fizeram com o Estado angolano.

Isabel dos Santos tem sido uma das mais visadas nesta situação.

Como se sabe Isabel dos Santos é uma conceituada empresária e uma das maiores (se não mesmo, entre outros empresários, a maior,) investidoras angolanas – é só considerada, pela revista Forbs, como a mulher mais rica de África e que, segundo as estórias, teria começado com a venda de alguns cestos de ovos (será? “fake news”?) –  no exterior, com particular destaque para os elevados investimentos m Portugal.

Ora, recentemente – mais concretamente no início da passada semana (só agora abordo por ter estado fora destas lides) –, três factos “criados” pelo Presidente João Lourenço, levaram Isabel dos Santos a provocar uma “guerra contra o Presidente”, ameaçando levar o Estado angolano a Tribunal e exigir elevada indemnização por danos globais:

  • a “expulsão” da empresa Atlantic Ventures, eventualmente ligada a Isabel dos Santos, do consórcio sino-angolano que iria criar e explorar o porto da Barra do Dande, e que ascendia a algo como 1.500 milhões de dólares;
  • a anulação do “contrato compra e venda de diamantes brutos que a empresa pública angolana Sodiam tinha com a Odyssey Holding, outra sociedade da empresária angolana, sedeada nos Emirados Árabes Unidos (ver https://vivenciaspressnews.com/isabel-dos-santos-em-guerra-aberta-com-o-presidente-de-angola/);
  • Contenção ou “asfixia” de contratos entre o Estado angolano, nomeadamente, na construção da barragem de Caculo Cabaça, onde alguns dos equipamentos que, inicialmente, poderia vir da portuguesa EFACEC – detida maioritariamente por Isabel dos Santos – podem ser fornecidos pela Alemanha ou a outros fornecedores internacionais (ver https://vivenciaspressnews.com/angola-quer-limitar-poder-de-isabel-dos-santos-em-portugal/).

E, como parece já ter percebido que João Lourenço não evidencia temor ou aparenta claudicar perante estes ataques que venham dos “sofridos”, como da empresária, entre outros, Isabel dos Santos deu, a seu pedido, uma entrevista à MFM, onde lamenta aquilo que ela diz estar a ser “vítima de uma perseguição por parte das autoridades” face ao o carácter “irreversível e inegociável” das decisões do Presidente João Lourenço nesta matéria” e tentar “apresentar o seu ponto de vista e a sua defesa em relação às sucessivas revogações dos contratos assumidos pelas suas empresas e o Governo angolano”.

Uma entrevista que pouco ou nada acrescentou. Uma entrevista onde só se pareceu ouvir lamentos, com muita parra e – se houve, foi muito encapotada –, pouquíssima uva (uma analogia lusa, já que a entrevista foi dada durante a sua estadia em Portugal, e com este país em expectativa face à visita, em breve, do seu primeiro-ministro, António Costa, a Luanda, e de contrapartidas que dessa visita possa trazer da Cidade Alta…).

Ora como ela pensa colocar o Estado angolano em Tribunal e como a Procuradoria-geral da República (PGR) diz que a notificou ou tentou notificar – a PGR diz e reafirma que sim; Isabel dos Santos, nega – por causa de um outro processo, creio que ainda relacionado com a sua gestão na Sonangol, Isabel dos Santos pode aproveitar para começar a dizer da sua justiça face à Justiça.

Mas, sendo considerada uma empresária forte e muito inteligente – e normalmente bem assessorada – é de crer que a nossa “maior empresária” (ainda o é?) irá reflectir bem sobre toda esta matéria e ponderar até onde deve ir no seu combate ao Presidente João Lourenço. Nunca se sabe qual o tipo de armas que o adversário realmente tem, quem as segura e quem as dispara, de facto…

Uma reflexão cuidada nunca fez mal a ninguém, principalmente, quando se tem tudo a perder e pouco, ou nada, a ganhar…

*Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e Pós-Doutorando da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading