DestaquesEconomia

Secretário-geral da OPEP em Angola para uma visita de trabalho de dois dias

Mohamed Barkindo, que chegou no domingo à tarde a Luanda, será recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, ainda sem confirmação da data e hora, e terá dois encontros com o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino de Azevedo, visitando ainda várias instalações de empresas petrolíferas, como as da Sonangol e da Sonils.

Na terça-feira, o secretário-geral da OPEP participa numa palestra subordinada ao tema “A OPEP e o seu Papel na Estabilização do Mercado Petrolífero”, onde estarão presentes vários membros do Governo, directores de empresas operadoras petrolíferas, bem como representantes dos ministérios angolanos das Relações Exteriores e das Finanças.

A visita do responsável do cartel, que deixa Luanda às 00:00 de quarta-feira, acontece uma semana depois da última conferência da OPEP, realizada em Viena (Áustria), em que a organização e parceiros, como a Rússia, decidiram fazer mais um corte na produção de até 1,2 milhões de barris/dia a partir de Janeiro, com intuito de travar a descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais registado nas últimas semanas.

Em Outubro, na bolsa de Londres, o petróleo Brent, referência para as exportações angolanas, chegou a ser negociado a 85,078 dólares, máximo que não era alcançado desde 2014.

No entanto, antes da reunião da OPEP, o crude atingiu um mínimo de 59 dólares, razão pela qual Angola e outros membros defendem a necessidade de se encontrar um preço “justo” que garanta um equilíbrio que satisfaça produtores e consumidores.

Responsável por mais de 40% da oferta mundial de petróleo, a OPEP conta com uma produção média diária de 32,7 milhões de barris, em que Angola contribui actualmente com cerca de 1,4 milhões de barris/dia, a segunda maior produção em África, apenas atrás da Nigéria (1,7 milhões de barris/dia).

De nacionalidade nigeriana, Mohamed Sanusi Barkindo, 59 anos, iniciou a 01 de Agosto de 2016 o mandato de três anos como secretário-geral da OPEP, de que foi, em 2006, secretário-geral interino.

Mohamed Barkindo, formado pela Ahmadu Bello University, na cidade nigeriana de Zaira, e Southeastern University em Miami (Flórida, EUA), representou a Nigéria no Conselho da Comissão Económica da OPEP entre 1993 e 2008.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading