DestaquesMundoSociedade

Angola participa na 41.ª sessão da conferência da FAO

Angola participa na 41.ª sessão da conferência da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a decorrer em Roma, de 22 a 29 de Junho, cuja agenda é dominada pela eleição do novo director-geral desta agência das Nações Unidas.

O director-geral da FAO será eleito na sessão plenária deste domingo, depois de os três candidatos, nomeadamente Qu Dongyu (China), Catherine Geslain-Lanéelle (França) e Davit Kirvalidze (Geórgia) apresentarem os  seus programas.

O vencedor desta eleição, que sucederá ao brasileiro José Graziano da Silva, eleito em 2011 e serviu a organização por dois mandatos consecutivos, permanecerá no cargo, de Agosto de 2019 a Julho de 2023, renovável por um segundo mandato.

A delegação angolana, encabeçada pelo ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, é também integrada pela ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, pelo representante Permanente junto das Agências Nações Unidas em Roma (FAO, FIDA e PAM), Florêncio de Almeida, e por altos funcionários dos dois ministérios e da embaixada.

Na agenda dos dois governantes angolanos constam vários encontros, designadamente  com o actual director-geral da FAO e com o presidente do FIDA, Gilbert Houngbo, entre outros.

Na sexta-feira, a delegação marcou presença na 3.ª Conferência Ministerial da Agricultura da União Africana (UA)/União Europeia (UE) subordinada ao tema “Promovendo cadeias de valor agrícolas, duráveis e regionais” ao que se seguiu um  cocktail e um jantar ministerial oferecido pelos comissários das duas organizações continentais para a Economia Rural e Agricultura, nomeadamente a angolana Josefa Sacko (UA) e Phil Hogan (UE).

As duas instituições assinaram uma declaração política conjunta para promover o desenvolvimento agrícola sustentável em África.

O documento faz parte da aliança estratégica para impulsionar a criação de empregos, modernizar o meio rural e as cadeias de produção no continente africano. Actualmente, a Europa é o maior parceiro comercial do continente africano e já garante acesso gratuito ao mercado europeu a alguns países africanos.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), criada em 1945, em Québec (Canadá),  é uma das agência das Nações Unidas que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza. É composta por 194 Estados-membros.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading