Notícias

Associação angolana quer protecção legal para os doentes renais crónicos

A Associação Defesa de Direitos dos Insuficientes Renais de Angola (ADIRA) queixou-se hoje da falta de protecção legal ao doente renal crónico e defendeu a sua inclusão na Tabela Nacional de Incapacidades e Proteção.

A preocupação foi manifestada à agência Lusa, em Luanda, pelo presidente da ADIRA, Timóteo Sebastião, que lamentou a “exclusão do doente renal crónico dos programas sociais do executivo” e o elevado índice de despedimentos entre as pessoas com insuficiência renal.

“Sem proteção legal, os pacientes serão discriminados, é urgente e necessário o reconhecimento ao doente renal da sua condição de pessoa com deficiência para beneficiar da proteção legal com base na lei 21/12 de 30 de julho, Lei da Pessoa com Deficiência”, afirmou.

Segundo o líder associativo, a falta de estruturas técnicas no país “tem comprometido a qualidade do tratamento” ao doente renal crónico, porque, observou, “não existe sequer um programa para definir os critérios básicos para terapia renal substitutiva”.

“E neste caso, o paciente fica sem mecanismos de reivindicar legalmente, porque a qualidade de tratamento fica muito aquém dos procedimentos clínicos universais”, sublinhou.

Para Timóteo Sebastião, é “prematuro” em Angola falar-se de um Programa Nacional de Hemodiálise, “quando na verdade a estrutura administrativa ainda está por construir”.

O reforço da capacidade de organização, melhoria da ação de advocacia social, “com realce para o debate público sobre a lei dos transplantes de órgãos e consequente aprovação”, constam das prioridades da ADIRA para 2018, que tenciona ainda construir já a sua sede social.

Fundada em 2016, a ADIRA conta atualmente com mais de uma centena de associados e prepara para este ano a sua primeira assembleia ordinária, para eleição dos responsáveis para o próximo quinquénio e aprovar o plano estratégico da organização.

Encontros de auscultação com autoridades governamentais do país, audiências com algumas comissões parlamentares e um seminário sobre o doente renal crónico e os direitos humanos são algumas das ações desenvolvidas pela ADIRA em 2017.

Angola conta com alguns centros de hemodiálise e ainda com um elevado número de pacientes em busca de assistência médica no exterior do país.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading