Notícias

Bloco Democrático defende programa patriótico

O Bloco Democrático considera que a situação política angolana é caraterizada pela “luta interna aberta” no MPLA, “entre o atual Presidente da República e o Presidente do Partido” e declara que apoia “a formação de uma ampla coligação política contra o regime autoritário e para a realização em concreto de um Estado Democrático de Direito”.

O Bloco Democrático (BD) de Angola, que integra a coligação CASA-CE, realizou uma reunião do seu Conselho Nacional a 9 de dezembro de 2017 e aprovou uma resolução em que “reafirma a sua determinação” na luta pelo “fim do monopólio político do Partido único”.

No documento aprovado (carregue aqui para saber mais), afirma-se que a situação política no país é caraterizada pela “luta interna aberta” no seio do MPLA, entre o atual Presidente da República, João Lourenço, e o presidente do partido, José Eduardo dos Santos. “Enquanto uns defendem abertamente a saída imediata do PR cessante de Presidente do Partido, outros proclamam lealdade ao PR cessante, exigindo que o actual PR acate as resoluções e as directivas do Partido que o PR cessante dirige”, refere o BD, apontando que a conflitualidade se tem “cingido essencialmente às exonerações e consequentes nomeações” de vários conselhos de administração de empresas públicas, da banca, das chefias militares, policiais e dos serviços de inteligência do Estado. O BD aponta que a “coragem e determinação demonstradas pelo PR “têm-lhe granjeado certa popularidade”.

No documento condena-se “a postura arrogante e prepotente do actual Ministro das Relações Exteriores em condicionar a normalização das relações entre Angola e Portugal à transferência para Angola do processo criminal em curso em Portugal, envolvendo o deputado Manuel Vicente” e afirma que o BD “partilha da posição do Primeiro-ministro de Portugal, de acordo com a qual ‘A relação entre Angola e Portugal (ou entre Angola e qualquer outro País) não pode continuar (ser) ensombrada por casos judiciais’”.

O Bloco Democrático condena as recentes detenções e perseguições religiosas e políticas em Cabinda e solidariza-se com os “familiares das vítimas do surto epidémico de malária que tem assolado a região de Cafunfo, na Província de Lunda-Norte”, louvando o trabalho da UNITA para este drama.

No documento defende-se que “a oposição deve ter um programa patriótico” assente na revisão da Constituição “referente ao equilíbrio de poderes entre os órgãos de soberania, para acabar com o regime autoritário e de centralismo extremado, e que consagre a eleição directa do Presidente da República” e um “compromisso naional” sobre Educação, Saúde, “Sistema Universal de Assistência Social e um plano de implementação das Autarquias locais”.

O Bloco Democrático afirma ainda que não pactua com “o esquema da substituição do poder ditatorial Eduardista, de tipo clientelista e predador, por um outro sob nova capa, na falaciosa pretensão de se criar uma imagem de mudança”.

Fonte: Esquerda

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading