Notícias

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

O escritor Gonçalo M. Tavares venceu hoje o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, atribuído anualmente pela Universidade de Évora.
O escritor Gonçalo M. Tavares venceu hoje o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, atribuído anualmente pela Universidade de Évora, revelou à agência Lusa fonte da academia alentejana.
O vencedor do galardão foi decidido durante uma reunião, que terminou ao início da tarde, do júri do prémio, presidido pelo professor da UÉ Antonio Sáez Delgado e que integra o escritor João de Melo, a crítica literária Maria da Conceição Caleiro e as professoras Ângela Fernandes e Cláudia Afonso Teixeira.Instituído em 1996, o galardão distingue, anualmente, o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

O júri decidiu atribuir este ano o prémio a Gonçalo M. Tavares pela “originalidade da sua obra ficcional e ensaística, marcada pela construção de mundos que entrecruzam diferentes linguagens e imaginários, afirmando-o como um dos autores de língua portuguesa mais criativos da actualidade”.

Nascido em Luanda (Angola), Gonçalo M. Tavares, de 47 anos, é professor de filosofia na Universidade de Lisboa.

O autor já recebeu, entre outros, o Prémio Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, no Brasil, o Prix du Meilleur Livre Étranger, em França (2010), e o Prix Littéraire Européen (2011).

Desde 2001, publica romances, contos e poemas, assim como literatura para a infância e peças de teatro, estando as suas obras publicadas em mais de 50 países.

O escritor, um dos mais traduzidos da literatura portuguesa, lançou este ano o seu primeiro livro sobre o universo das mitologias, intitulado A Mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado.

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se no dia de 1 Março de 2018, data em que se assinala a morte de Vergílio Ferreira, estando previstas intervenções do premiado, do júri e da reitora da Universidade de Évora.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading