DestaquesEconomia

FMI confirma reunião de dia 16 para terceira avaliação a Angola

O FMI confirmou para a próxima quarta-feira, dia 16, a reunião do Conselho Executivo da instituição para avaliação do cumprimento do programa por Angola, na qual vai ser analisado o pedido de moratória para 2020 e um aumento do financiamento de 740 milhões USD, no âmbito do Programa de Financiamento Ampliado (EFF, sigla em inglês) solicitada pelo Governo depois de Março. O portal do FMI refere que esta terceira avaliação a ser discutida com Angola ocorrerá “sem condições adicionais”.

A uma pergunta da agência Bloomberg, sobre a possibilidade de o FMI estar a considerar algum empréstimo de emergência a Angola, durante um briefing virtual (cujo vídeo e transcrição estão disponíveis no site da instituição financeira), o director do Departamento de Comunicação do FMI, Gerry Rice, afirmou que “competirá ao Board decidir sobre o valor a ser desembolsado na terceira avaliação. E se pode haver um aumento do nosso actual apoio financeiro para ajudar Angola a enfrentar os desafios criados pela pandemia”.

O comunicado da instituição internacional “saúda a recente decisão do Clube de Paris de suspender o pagamento do serviço da dívida de Angola até ao fim do ano, no âmbito da iniciativa DSSI, do G20”, a favor das economias mais frágeis e afectadas pela crise gerada pela pandemia da covid-19.

2 Comentários

  1. Sendo certo, que o FMI tem por missão assegurar o crescimento econômico relativo das nações e garantir um quadro macro-económico sustentável aos parceiros, sendo certo, que em sede da pandemia-‘covid 19’ as economias tidas como industrializadas literalmente “despejaram dinheiro” em suas economias para as salvar, afigurar-se rozoavel, que as economias em via de industrializacao precisam de um apoio acrescido.

    1. Estilizando o dito acima, torna-se evidente, que o governo de Angola assim como os outros precisa de moratória ao serviço da dívida de pelomenos no médio prazo, para conseguir recuperar a dinâmica da actividade econômica e o seu crescimento. Torna-se ainda evidente que o FMI deverá no quadro da sua missão aceitar o acréscimo pretendido. Atentamente,

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading