Sociedade

Fundo Global dá 44 milhões de dólares para controlo da malária, HIV e tuberculose em Angola

O Fundo Global tem disponíveis para o Governo angolano 44 milhões de dólares (35,7 milhões de euros) para financiar acções de controlo da malária, HIV/SIDA e tuberculose, anunciou hoje a coordenadora para Angola, Adriana Jimenez.

O anúncio foi hoje feito pela responsável à margem de uma reunião com representantes do Ministério da Saúde de Angola e a comissão do Fundo Global, uma organização financeira internacional apoiada pelas Nações Unidas, com sede em Genebra, Suíça.

Adriana Jimenez, citada pela agência noticiosa angolana, Angop, referiu que este financiamento destina-se à aquisição de medicamentos e produtos de saúde, apoio às supervisões, formação de técnicos e atividades de sensibilização junto das comunidades.

O referido financiamento para um período de três anos, salientou a responsável, visa melhorar a saúde da população e reduzir o número de mortes por malária, a principal causa de óbito em Angola, a tuberculose, cuja tendência é de aumento de casos, e HIV/SIDA.

Segundo Adriana Jimenez, o Fundo Global vai continuar a apoiar o Governo angolano, uma vez que “há o compromisso de assegurar as novas inversões do fundo que serão utilizadas para mitigar o impacto negativo da malária, HIV/SIDA e tuberculose”.

Já o secretário de Estado para a Saúde Pública, José da Cunha, considerou “muito importante” o encontro, que avaliou como decorrem as três subvenções financiadas pelo Fundo Global e, em colaboração com o Ministério da Saúde, determinar metas a seguir.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading