Notícias

Lisboa: Escritor angolano José Luís Mendonça apresenta : “Angola, me diz ainda “

O escritor angolano José Luís Mendonça, apresenta nesta quinta-feira, 18 de janeiro, o livro de poesia com o título: “Angola, me diz ainda” , um trabalho que se conjuga e alia ao sopro de mudança política que Angola começou a viver. Com uma linha poética que não se reduz à militância, o livro de José Luís Mendonça dá conta de outras dimensões humanas.

O livro é editado pela Guerra e Paz, terá apresentação do académico Pires Laranjeira e será apresentado às 18:30 desta quinta-feira, 18 de janeiro, na Bertand Picoas Plaza.

José Luís Mendonça começou a semear crónicas e estórias, antes de se especializar em poesia. Seguiram-se folhas de ensaios, recensões críticas e diálogos sobre diversas matérias, com ênfase para o universo das letras. Em 2005, foi-lhe atribuído o Prémio Angola Trinta Anos, na disciplina de Literatura pela sua obra poética “Um voo de Borboleta no mecanismo inerte do tempo “. No ano de 2015, foi -lhe outorgado o Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura, devido à “singularidade do estilo e o valor cultural das temáticas tratadas, tendo instituído o amor como guia da sua produção literária.” É membro da União de Escritores Angolanos.

É ainda autor de obras como : Poesia angolana de amor dos anos 80 : um breve antologia (1991), Um canto para Mussuemba (2002), O Reino das Casuarinas (2014), Luanda fica longe e outras Estórias Austrais (2016).

É licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, mas a sua participação ao mais visível na construção da Pólis angolana tem-se cingido aos andaimes só jornalismo, paixão esta que valeria a atribuição, em 2005, do Prémio Notícias da Lusofonia CNN Multichoise e de Jornalismo Africano. É director e editor chefe do quinzenário Jornal Angolano de Artes e Letras, propriedade das Edições Novembro.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading