Eugénio Costa AlmeidaOpinião

O mundo não é só a pandemia da Covid-19…

Andamos todos, e com muita razão, um pouco – ou muito – preocupados com a pandemia do coronavírus SARS-Cov-2 (Covid-19) que, tudo o indica e pouco há que o desminta, teria sido proveniente da China.

Isso é assunto para outras matérias e para especialistas de outras valências que não as que investigo. É que o Mundo não é só Covid-19.

Há muito mais que a pandemia que prolifera, quase em exclusivo em muita comunicação social, principalmente, a televisiva.

Acreditem, ou não, também há outras pandemias, quer na saúde, quer na política, quer na segurança.

Porque o mundo, nomeadamente, África, não é só Covid-19, deixo-vos aqui alguns exemplos, nestas três vertentes:

i. Ao nível da saúde:

1. No passado sábado, 25 de Abril, recordou-se uma das maiores e mais persistentes pandemias que continuam a varrer a humanidade, e, para a qual, continua a não existir uma vacina e nem parece que, alguma vez – mesmo que haja filantropos a tentar ajudar que isso aconteça – vá existir: o paludismo, ou malária.

De acordo com estimativas da OMS, e referidas pelo portal da ONU News, em 2018 – os de 2019, só saberemos em finais deste ano, como habitualmente –, terão ocorrido 228 milhões de contágios e 405 mil pessoas (cerca de 1,77%) falecidas devido a esta pandemia. Angola, por exemplo, em 2019, e de acordo com um artigo do Jornal de Angola, o paludismo foi a doença que mais matou no País. Já no primeiro trimestre de 2020, e de acordo com uma informação do VPN, na província da Lunda Sul, por exemplo, foram registados 49 mortos num universo de 24.150 infectados.

De acordo com a OMS, em 2018, ter-se-ão gasto em controlo e eliminação do mosquito da malária, cerca de 2,7 mil milhões de USDólares, bem aquém dos esperados 5 mil milhões de USDólares.

Se esta pandemia, tal como o SARS-Cov-2, atacasse o chamada Hemisfério branco ou do Norte (Europa e América do Norte) tenho a certeza de que já há muito que uma vacina, pelo menos, já estaria descoberta. Até lá, os laboratórios vão ganhando milhões com medicamentos pouco eficazes, com desparasitantes em aerossóis e certas indústrias têxteis com o fabrico de milhões de mosquiteiros…

2. Outra das endemias que proliferam, em particular em África, e parece esquecida é o ébola. No início de 2020, ou mais concretamente, em Fevereiro, a OMS – e a nova pandemia já começava a mostrar o que iria dar – afirmava que o ébola, apesar de algumas relativas melhorias na sua propagação, continuaria a ser considerada com uma doença como uma “emergência internacional”.

Por exemplo, só na RDC, mas regiões de as regiões de Kivu-Norte e de Ituri, desde Agosto de 2018, já faleceram cerca de 2300 pessoas. Só no Congo Democrático. Mas o impacto desta endemia vai até à Libéria e à República da Guiné…

ii. Ao nível político, o caso da Guiné-Bissau parece ser o mais paradigmático que ocorre no continente africano. Uma personalidade, discutível – quem foi assessor de Kadhafi, quem apresenta informações académicas (graus superiores e pós-graduações) que as próprias autoridades académicas do país de onde diz ter obtido esses graus de pós-graduações, pelo menos, dizem desconhecer onde terão sido obtidas, que usa turbante islâmico, não persistente, mas conforme as conveniências, não me parece merecer ser considerada uma personalidade credível – que impediu o Tribunal Supremo de dirimir uma questão que foi levantada pelo seu opositor, nas presidenciais; uma personalidade que é muito próxima do presidente senegalês Macky Sall – não esquecer que o Senegal não acolhe a linha de demarcação fronteiriça marítima internacional porque na área que está dada como pertencente à Guiné-Bissau, estará a maior – e, talvez, mais rica – área de hidrocarbonetos.

Ora, segundo consta nos corredores políticos, o auto-proclamado e, agora, sancionado(?) pela CEDEAO, Sissoco Embaló, estaria disposto a rever esta linha fronteiriça. Por alguma razão, o Senegal tem se apetrechado de melhores e mais recentes barcos patrulhas de costa – os mais recentes a Israel, patrulheiros da classe Shaldag MK II (tem já 3 desta classe) – e colocados na área de Casamance, na área militar Zona 4. Não me parece que seja por causa dos secessionistas casamandenses… A CEDEAO, já reconheceu a sua autoproclamação. Sancionado uma atitude nada democrática e tida como contra constitucional. E a União Africana, vai sancionar, também. Assim como assim, tanto a ONU, que, indirectamente já acolheu as directrizes da CEDEAO, como Portugal – o seu primeiro-ministro – já o felicitou, ficamos a aguardar. Pelo menos, o presidente em exercício da CPLP, o presidente de Cabo Verde, preferiu pautar pela prudência…

Recorremos, por exemplo, como no Mali, por exemplo, o presidente Ibrahim Boubacar Keita, considerou mais importante efectuar eleições legislativas – a primeira volta e com pouca adesão como confirmou o primeiro-mistro – que estavam marcadas para meses atrás, mesmo com a pandemia do Covid-19, porque o impacto social seria mais importante para a sua presidência sucessivos dos jihadistas. É que os malianos, começam a questionar a presença das forças franco-europeias que os apoiam, porque não veem alterações na crise securitária do País…

iii. Já ao nível securitário não esquecer a crise securitária no Golfo da Guiné e no Sahel. No Mali, face à crise atrás referida, no Burkina Faso, com os sucessivos ataques de jihadistas, quer a nível interno, que na fronteira burquino-maliana e com a invasão de militares malianos sob a desculpa de perseguição aos jihadistas, mas onde os kurkinasos são, igualmente, vítimas inocentes. A sucessiva pirataria no Golfo da Guiné. Recentemente, no Togo e no Benim, barcos têm sido e foram abordados e, ou, raptados, bem como os seus tripulantes. Neste último, o mais recente, um porta-contentores de pavilhão português, Tommi Ritscher, foi atacado porque a tripulação, apesar de já ter sio aprovada uma resolução num Conselho de Ministros português para o uso de armas ligeiras em barcos com bandeira portuguesa, para autodefesa, a tripulação não as tinha porque o Governo português ainda não legislou, ou transpôs para a legislação, esse despacho governativo.

Mas não é só nesta zona que a preocupação da União Africana deve prevalecer. Em Moçambique, na província de Cabo Delgado os sucessivos ataques de jihadistas parecem estar a ter algum impacto junto da população. A falta de intervenção credível das forças armadas moçambicanas, o pedido de ajuda a do presidente Nyussi junto de paramilitares sul-africanos – situação que indispôs, de sobremaneira o governo de Ramaphosa – e o facto de alguns moçambicanos começarem a considerar as Forças de Defesa e Segurança estarem mal armados e mal alimentados, continuarem a exercer violência sobre as populações e começarem a ser vistos como ocupantes, enquanto os jihadistas começam a ser olhado como combatentes contra a “corrupção e a arbitrariedade da elite local apoiada por um governo distante” (Público, 21 Abril 2020), torna a situação muito preocupante, não só para Moçambique, mas para toda a área e para os Grandes Lagos. É reconhecida o uso das vias férreas caminho-de-ferro entre Lubumbashi (RDC) e Moçambique para o transporte irregular de armas ligeiras (a rota a kapulana).

Tudo isto, só para recordar que o mundo, e África, em particular, não é só Covid-19…


*Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (CEI-IUL) e investigação para Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto; Investigador associado do CINAMIL.

**Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading