Notícias

Operação Fizz. Juiz aceita denúncias contra Carlos Silva e Proença de Carvalho

Banqueiro Carlos Silva e advogado Proença de Carvalho são visados em novas denúncias de procurador que terá sido corrompido por Manuel Vicente. Exposição pode ser considerada.

O juiz responsável pelo caso em que Manuel Vicente está acusado de corromper o procurador Orlando Figueira recusou a posição do Ministério Público. Mas a exposição do procurador português, em que este deverá apontar culpas ao banqueiro Carlos Silva e ao advogado Proença de Carvalho deverá ser analisado.

Nesse documento, o arguido e antigo magistrado do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) explica que quer contar tudo o que sabe, assegurando que quem esteve no centro da teia descrita pela investigação não foi o antigo vice-presidente angolano, Manuel Vicente, mas sim Carlos Silva e o seu advogado, Daniel Proença de Carvalho.

Mesmo que o procurador responsável pelo julgamento, José Góis, considere que esta nova versão dificilmente seria chamada “à colação em sede de audiência”, é possível que as revelações feitas por Orlando Figueira sejam analisadas durante as sessões de julgamento, que arrancam na próxima segunda-feira.

O caso que envolve Manuel Vicente — que foi presidente da Sonangol e o braço-direito de José Eduardo dos Santos na presidência angolana — continua a causar forte atrito nas relações entre Portugal e Angola. Como o Jornal de Negócios conta na edição desta terça-feira, o governo de João Lourenço prepara-se para responder à “ofensa” com sanções económicas a Portugal. Uma medida que, a concretizar-se, pode colocar em causa as exportações portuguesas para aquele mercado.

O mesmo jornal avança ainda que as autoridades angolanas estão comvencidas de que Manuel Vicente não será julgado no âmbito da ‘operação Fizz’, alegando que a justiça portuguesa falhou a notificação ao antigo vice-presidente de Angola.

O julgamento começa na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, no Tribunal Judicial de Lisboa. Recorde-se que Manuel Vicente é acusado de ter tentado corromper Orlando Figueira, quando este era procurador do Ministério Público, para garantir o arquivamento de alguns processos.

Fonte: Observador

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading