Especial João Lourenço

Portugal: Marcelo Rebelo de Sousa visita Angola no próximo ano

João Lourenço e Marcelo Rebelo de Sousa reuniram esta quinta-feira. Em conferência de imprensa conjunta, o presidente de Angola revelou que estarão a ser negociadas para a deslocação do presidente português a Luanda em 2019.

O presidente de Angola, João Lourenço, anunciou que o seu homólogo português irá visitar Angola no próximo ano. Em conferência de imprensa no Palácio de Belém, esta quinta-feira de manhã, onde foi recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, o líder angolano disse que Portugal e Angola irão assinar amanhã 12 instrumentos de cooperação, deixando a porta aberta para avançar em novas áreas aquando da futura deslocação do presidente português a Luanda.

“Estamos a dar oportunidade a Marcelo Rebelo de Sousa para na sua visita no proximo ano assinar novos acordos de cooperação”, disse João Lourenço. “Não queremos esgotá-los [aos acordos de cooperação] enquanto Marcelo Rebelo de Sousa não visitar Luanda”, acrescentou.

O líder angolano salientou a boa fase das relações bilaterais. “Viemos falar do presente e futuro, viemos corrigir algo que nos parece anormal, termos deixado passar um período bastante longo sem que tivesse havido a troca de visitas entre chefes de Estado de um país para outro”, acrescentou, em alusão ao facto de esta ser a primeira visita de um presidente angolano em dez anos.

“Os amigos querem-se juntos, os amigos devem visitar-se. a ultima vez que um presidente angolano visitou Portugal foi há nove anos atrás e isso nota que alguma coisa terá falhado nesta busca permanente de alimentar uma amizade entre dois países”, afirmou.

João Lourenço recordou a deslocação do primeiro-ministro, António Costa, a Luanda em setembro, classificando-a como uma “visita que embora curta foi bastante oportuna, frutuosa, que teve resultados palpáveis com a assinatura de alguns importantes instrumentos de cooperação entre os dois países”. O líder angolano revelou ainda que durante a sua estadia em Portugal serão assinados 12 acordos de cooperação e deixou a porta aberta para avanços no próximo ano.

A visita do do Estado angolano prossegue com uma deslocação às 15 horas ao Parlamento, onde será recebido pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues. João Lourenço segue depois para a Câmara Municipal de Lisboa, onde irá receber a chave da cidade das mãos do presidente da autarquia, Fernando Medina.

Na sexta-feira, o presidente angolano arranca cedo para o Porto onde será recebido pelas autoridades locais antes de discursar no Fórum Económico e Empresarial Portugal/Angola, tal como o primeiro-ministro.

A visita de João Lourenço é a primeira a Portugal de um chefe de Estado angolano em dez anos e também a primeira após a deslocação de António Costa a Luanda, que inaugurou uma nova fase das relações político-diplomáticas entre os dois países, ao sanar o “irritante” que envolveu o antigo vice-presidente de Angola Manuel Vicente. As atenções recaem agora sobre a regularização dos pagamentos em atraso às empresas portuguesas.

Fonte: JE

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading