Notícias

Portugueses vão comer um milhão de quilos de bacalhau no Natal

Os portugueses deverão comer um milhão de quilos de bacalhau neste Natal, segundo a previsão do Conselho Norueguês das Pescas. Até outubro, foram consumidos no País 33 596 toneladas de bacalhau, menos 3,4% do que em igual período de 2016. A expectativa é de que esse valor dispare em dezembro.

Os números mostram também que, nos dez primeiros meses do ano, os portugueses gastaram 271,18 milhões de euros na compra de bacalhau. O preço médio por quilo fixou-se em 8,01 euros, um agravamento de 4,6% face ao ano anterior e cada português gastou, em média, 23,6 euros a comprar este peixe. São mais 1,1 euros do que a despesa média “per capita” registada no mesmo período do ano passado.

Paulo Mónica, da Associação dos Industriais do Bacalhau, explica à Lusa que as vendas de bacalhau no quarto trimestre “representam historicamente cerca de um terço das vendas anuais”, impulsionadas pelo Natal. O cenário deverá “manter-se este ano”, adianta o mesmo responsável.

Em 2016, a associação registou um volume global de negócios de cerca de 400 milhões de euros. A Noruega, que é o principal fornecedor de bacalhau do País, exportou 41 706 toneladas, até novembro, para Portugal, menos 8% face ao ano anterior.

Fonte : Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading