DestaquesMundo

Serviços secretos europeus cortam com a Áustria por ligações à Rússia

As agências de informação e espionagem do Reino Unido e Holanda restringiram a informação que partilharam com a Áustria, em mais mais um passo no isolamento dos serviços de informação interna do país (BVT, agência de Protecção da Constituição e Contra-Terrorismo).

Motivo: a BTV está sob alçada directa do Ministério do Interior, ocupada por Herbert Kickl, do FPÖ (Partido da Liberdade).

A ligação da FPÖ (Partido da Liberdade), formação de extrema-direita fundado por antigos nazis, ao partido Rússia Unida, do Presidente russo, Vladimir Putin, é forte e visível. Os dois têm um acordo de cooperação formal (questionado pelo diário austríaco Der Standard sobre o que implica este acordo, o FPÖ não respondeu), e há também ligações entre os responsáveis.

Putin foi convidado no casamento da ministra dos Negócios Estrangeiros da Áustria, Karin Kneissl. As imagens dos dois a dançar na cerimónia levantaram ainda mais questões sobre a relação do FPÖ com a Rússia.

Vladimir Putin disse que o convite foi “puramente pessoal”, mas acrescentou, em declarações à imprensa, que “apesar da festividade foi possível falar tanto com a ministra como com o chanceler”, Sebastian Kurz, do Partido Conservador ÖVP e que governa em coligação com o FPÖ desde Dezembro de 2017.

Fonte: Público.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading