Notícias

Angola revê contractos públicos. Como ficam as empresas portuguesas?

O sector da construção civil é o mais representativo no mercado angolano, mas a medida poderá afetar empresas de vários setores

Cem dias depois de ter tomado posse como Presidente de Angola, João Lourenço deixou o aviso: serão revistos todos os contratos de grandes dimensões assinados pelo antigo Executivo e desvantajosos para o Estado.

Apesar de ainda ser cedo para avaliar o real impacto desta medida para as empresas portuguesas presentes em Angola, muitas delas com contratos públicos assinados, a “revisão dos contratos poderá, em última instância, afetar empresas de vários setores”, garantiu ao Dinheiro Vivo João Traça, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA).

De acordo com uma lista da Aicep Portugal Global de empresas com capital português que marcam presença em Angola, o setor da construção civil é o mais representativo seguido pelos setores da energia, saúde, transportes e logística, alimentar e agricultura, entre outros. Mota-Engil, Teixeira Duarte, Somague, Casais, Tecnovia, Soares da Costa, Grupo Elevo, Bial, TAP, Rangel, Sumol+Compal, Efacec, Visabeira, Secil, são apenas algumas das empresas desta lista.

Ao Dinheiro Vivo, o CEO da construtora Casais tinha já garantido que a aposta em Angola é para manter: “É um mercado onde continua a haver necessidade de infraestruturas. Por isso, independentemente do maior ou menor volume, a nossa presença continua”.

“É um mercado onde as empresas portuguesas se vão manter”, assegura também o presidente da CCIPA. Como exemplo de um contrato prejudicial aos interesses do Estado angolano, e que será alvo de revisão, João Lourenço falou da construção do porto de águas profundas da Barra do Dande. Mas há outros. “Se não for o Estado a defender os seus interesses, quem o fará? Vamos continuar a corrigir o que está mal.

Este Executivo está empenhado em fazer esta correção sem olhar às pessoas que estão à frente deste ou daquele projeto. Mas, se o contrato é lesivo dos interesses do Estado, temos de exigir boas práticas aos privados”, disse o Presidente na sua primeira grande entrevista, que ficou marcada pelo agravamento das tensões diplomáticas com Portugal, por causa do processo judicial que envolve o ex-vice-presidente Manuel Vicente, acusado de corrupção. O governo de Luanda entende que o caso deve ser transferido para Angola, à luz dos acordos da CPLP, mas as autoridades portuguesas defendem o contrário. João Lourenço fala em “ofensa” e diz que “a bola está do lado de Portugal”.

Quanto ao futuro das relações bilaterais, vai “depender muito” da resolução do caso, avisou o “exonerador implacável”, que em apenas três meses de presidência somou dezenas de exonerações nas administrações de empresas públicas e fez mais de 300 nomeações. Apesar do ambiente de crispação entre Lisboa e Luanda, João Traça acredita que “as questões políticas não são relevantes para o relacionamento entre as empresas portuguesas e Angola”, que “vai continuar a ser um país privilegiado para o investimento português”.

Uma das grandes bandeiras do novo Presidente angolano, a diversificação da economia, “é uma enorme oportunidade”, diz o responsável da CCIPA, referindo, no entanto, o impacto negativo que as variações cambiais e o processo de depreciação da moeda vão ter nas contas das empresas. “É uma má notícia para as empresas, mas faz parte do processo de cura da economia angolana”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading