DestaquesSociedade

Cerimónias fúnebres de Jonas Savimbi serão no início de Abril

As cerimónias fúnebres do líder fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Jonas Savimbi, deverão acontecer na primeira semana de Abril, disse esta terça-feira fonte da direcção do maior partido da oposição angolana.

Em declarações esta terça-feira à agência Lusa, o vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, disse que prossegue o diálogo com o Governo angolano relativamente aos procedimentos e às datas concretas de exumação e inumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, morto em combate, na província do Moxico, a 22 de Fevereiro de 2002, onde foi sepultado.

Raúl Danda frisou que hoje, quarta-feira, realiza-se uma reunião da comissão organizadora do partido para as exéquias fúnebres, que vai continuar a tratar deste processo. “Tudo aponta para Abril, para a primeira semana de Abril, para que isto ocorra”, disse o vice-presidente da UNITA.

Segundo o dirigente do partido do “galo negro”, nos próximos dias será tratado o acto de exumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, que permanecem, segundo o Governo angolano, no cemitério do Lunda, Moxico, e será ainda realizado o exame de DNA, até porque, recordou, o partido, como tem “reiteradas vezes” afirmado, quer “receber o corpo de Jonas Savimbi e não um outro qualquer”.

“E vai se fazer os procedimentos para que o corpo nos seja entregue, ao mesmo tempo que o Governo cuida das questões de assegurar que nós temos condições de segurança para podermos fazer a inumação em Lopitanga, no Bié, onde o resto da família repousa e onde, por vontade do Dr. Savimbi, também irá repousar ao longo dos anos”, salientou.

Relativamente às honras de Estado recusadas pelo Governo angolano, Raúl Danda disse que o partido nunca solicitou ao Governo honras militares ou de Estado aos governos do ex-Presidente José Eduardo dos Santos ou ao actual , João Lourenço.

O Governo garantiu no início deste mês que estão criadas as condições para a exumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, mas avisou que o funeral não terá honras de Estado, “uma vez que o antigo presidente da UNITA não pertencia à família governamental quando faleceu”.

“Consideramos que o Dr. Savimbi não cabe só na UNITA, em Angola, na região austral de África, Dr. Savimbi cabe na África inteira e no mundo”, considerou o vice-presidente da organização política, lamentando que a recusa tenha vindo da parte do Governo, que deve primar pela reconciliação nacional e inclusão dos angolanos.

“Se calhar viria o próprio Executivo, primeiro, para dizer que em nome da reconciliação nacional, em reconhecimento que este homem ao nível de Agostinho Neto e Holden Roberto, deram tudo para que este país fosse uma República, fosse uma pátria independente, uma nação independente, se calhar fosse o Executivo que iria propor que houvesse essas honras, porque de facto o Dr. Savimbi merece”, disse.

Contudo, garante que a UNITA tem a certeza de que Jonas Savimbi receberá “todas as honras que merece, dadas por milhões de angolanos e até por estrangeiros que hão de reconhecer o trabalho que fez”.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading