Comediante e actor é o novo Presidente da Ucrânia

kalola Store

Como a primeira volta das eleições e as sondagens permitiam antecipar, o comediante Volodymyr Zelenskiy de 41 anos, venceu ontem, de forma clara, as eleições presidenciais na Ucrânia. De acordo com sondagens à boca das urnas, o comediante esmagou o Presidente em exercício, Petro Poroshenko, obtendo 73% dos votos contra 25% do rival.

A vitória de Zelenskiy é um salto da ficção para a realidade. É que o comediante tornou-se famoso por fazer o papel de presidente na série de TV “Slusha Narodu” (Servo do Povo) e foi agora eleito, numa presidenciais encaradas como um cartão vermelho a um sistema político corrupto, que desde a independência, em 1991, pouco fez pelos cidadãos.

Zelenskiy sublinhou o carácter surpreendente da sua vitória :

“Quero dizer a todos os países da ex-União Soviética : olhem para nós! Tudo é possível!”.

A eleição significa que um homem sem qualquer experiência política vai liderar um país envolvido num conflito com a Rússia, que em 2014 anexou a Crimeia e ganhou o controlo da região industrial do Donbass.

Durante a campanha eleitoral, Zelenskiy prometeu pôr fim ao conflito no Donbass e combater a corrupção. Mas pouco disse sobre medidas concretas que permitam, entre outras coisas, combater o aumento dos preços e melhorar o nível de vida dos ucranianos.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.