CronistasMárcio Roberto

De volta à China

Além das polémicas exonerações e das mediáticas detenções, o primeiro ano de governação de João Manuel Lourenço, Presidente da República, terá sido marcado também pelas suas saídas ao exterior. O homem tem se mexido muito no estrangeiro”. Chegou mesmo aficar mais de 14 dias fora do país, quando, fazendo o uso da aeronave mais cara do mundo, encetou uma “tour” por Paris, Madrid e Bruxelas, respectivamente. Uma deslocação que terá custado aproximadamente 21.504.000 ao Estado Angolano, pois, estima-se, o aluguer da aeronave em questão ronda os 64.000 por hora. João Lourenço visitara também, noutros momentos, alguns países africanos como as vizinhas Namíbia e Africa do Sul.

Entretanto, quase 40 dias depois de ter participado na terceira cimeira do Fórum de Cooperação “África-China”, o líder angolano regressou à Pequim para reencontrar o seu homólogo, Xi Jinping. Sobre a mesa esteve, entre outros assuntos, a negociação de empréstimos na ordem dos 2.000 milhões de euros. Na visita que ontem terminou, o Presidente angolano manifestou o desejo de ver expandido o investimento direto de empresas chineses na produção de bens de consumo.

No que toca ao êxito dos programas bilaterais de cooperação (África-China), João Lourenço dissehaver a necessidade do estabelecimento de mecanismos práticos que possibilitem o acesso aos recursos financeiros necessários para o sucesso das medidas de políticas estabelecidas pelas nações africanas”.

Ora, nós discordamos desta visão do líder angolano. A disponibilização ou a facilidade no acesso aos recursos financeiros sem muito ou nenhum rigor, tem sido a máxima das relações sino-africanas. Os chineses concedem créditos aos africanos sem condições se não a de incluírem cidadãos daquele país na execução de alguns (muitos) dos projectos, deixando a critério do estado requerente a forma de execução ou aplicação dos fundos. A China não quer saber. Não monitoriza à aplicação dos montantes que empresta, isto faz do gigante asiático um ponto atrativo para os vários e, às vezes, corruptos líderes africanos. E desta forma, compreende-se que esta cooperação, que há dez anos intensificou-se, não evidencie grandes ganhos, não reluza desenvolvimento palpável do lado africano. Assim, ilustrada também estará sua ineficiência. Pois, as cooperações medem-se pelo nível de desenvolvimento e/ou ganhos que provocam em todas as partes intervenientes.

Conquanto, ao contrário daqueles mais pessimistas, acreditamos que as relações entre os estados africanos e o gigante asiático poderão, sim, ser mutuamente vantajosas se ponderadas às formas e meios em que estasm estado a acontecer. Maior policiamento na execução e/ou implementação dos projectos para os quais a China disponibiliza os seus yuans precisa-se. Pequim precisa exigir transparência nos países que queiram obter os seus empréstimos. A exemplo do que fazem os estados e organizações ocidentais como o Fundo Monetário Internacional, que atualmente negoceia com o Governo Angolano um financiamento de cercar 4,500 milhões de dólares e obriga o solicitante a cumprir com alguns pressupostos se quiser pôr a mão naquela massa”.

Por outro lado, esperamos mudança na forma como as lideranças africanas manuseiam os fundos públicos. Nossos governantes precisam dotar-se de alguma honestidade e desfazerem-se dos laços que, persistentemente, mantêm com a corrupção. Finalmente, com o novo ciclo político que se iniciara, sobre tudo, na região austral do continente – com o emergir de líderes e governos que parecem interessados na transparência governativa e na justiça social –, ficamos curiosos a assistir às movimentações politico-governativas em países como a Africa do Sul, Angola e Zimbabué, esperando que as boas intenções destes governos se materializem na melhoria de vida das suas gentes.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading