DestaquesEconomia

Lucros da Sonangol não chegam para distribuir dividendos ao Estado

Segundo o Relatório e Contas da empresa a que a Lusa teve hoje acesso, referente a 2017 (só validado este mês pelo accionista Estado), no último ano da gestão de Isabel dos Santos na petrolífera, a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) registou um resultado operacional positivo de 197.538 milhões de Kwanzas (1.060 milhões de euros, à taxa de câmbio de 31 de Dezembro de 2017).

Contudo, lê-se igualmente no documento, a Sonangol, ao abrigo da Lei das Sociedades Comerciais, ” não poderá efectuar a distribuição dos resultados, até à cobertura integral dos prejuízos acumulados dos exercícios anteriores”.

Esses prejuízos acumulados ascendiam, no final do ano passado passado, segundo o documento, a 398.178 milhões de Kwanzas (2.160 milhões de euros, à taxa de câmbio de 31 de Dezembro de 2017).

“Propomos que o Resultado Líquido do Exercício seja integralmente aplicado para a cobertura dos prejuízos de exercícios anteriores, por serem necessários para o efeito. A presente proposta de aplicação de resultados, tem subjacente a necessidade de garantir a sustentabilidade da empresa, de modo a continuarmos a implementação da estratégia de crescimento e solidez definida no Programa de Regeneração da Sonangol”, lê-se na proposta de aplicação dos resultados do relatório e contas da administração da petrolífera, que desde Novembro de 2017 é liderada por Carlos Saturnino.

Angola é o segundo maior exportador de petróleo em África, produto que representa mais de 95% das exportações. Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, liderou a Sonangol entre Junho de 2016 e Novembro de 2017, tendo sido depois exonerada das funções pelo novo chefe de Estado, João Lourenço.

Globalmente, o resultado líquido do grupo Sonangol em 2017 foi de 27.250 milhões de Kwanzas (147 milhões de euros, à taxa de câmbio de de 31 de Dezembro de 2017), correspondente a um aumento de 107% face a 2016, “reflectindo os ganhos da estratégia adoptada pela OPEP [Organização dos Países Exportadores de Petróleo]”, refere a administração da petrolífera, sobre o acordo envolvendo os países produtores para o corte na produção.

As vendas da Sonangol em 2017 (essencialmente petrolífero bruto) aumentaram para 19% face ao ano anterior, para 2,916 bilhões de Kwanzas (15.700 milhões de euros, à taxa de câmbio de 31 de Dezembro de 2017).

O custo com o pessoal desceu para 152.952 milhões de Kwanzas (826 milhões de euros) , fruto da quebra de 1,46% no total de trabalhadores do grupo, que conta com cerca de 20 subsidiárias, para 8.099 colaboradores efectivos no final de 2017.

Fonte : Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading