DestaquesMundo

Nobel da Paz atribuído ao primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed Ali

Na Etiópia, a paz ainda não é um dado adquirido, mas o comité Nobel deposita uma grande esperança no primeiro-ministro do país para o conseguir.

Abiy Ahmed Ali é o laureado de 2019 com o Prémio Nobel da Paz. Ganhou-o, segundo o comité Nobel norueguês, “pelos seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional, em particular pela sua iniciativa decisiva para resolver o conflito fronteiriço com a vizinha Eritreia”.

Etiópia e Eritreia celebraram um acordo de paz no ano passado, pondo um ponto final a um conflito que durava há 20 anos . Abiy Ahmed Ali levava apenas três meses no cargo de primeiro-ministro quando protagonizou a história cimeira de Asmara, na Eritreia, a 8 e 9 de Julho do ano passado.

Desde que subira ao cargo, o etíope (hoje com 43 anos), exprimiu a intenção de pacificar a relação bilateral, enfatiza o Comité Nobel, que não esqueceu a colaboração do Presidente eritreu , Isaías Afwerki. Terem aceitado a decisão arbitral que fora emitida, em 2002, por comissão internacional para discutir as fronteiras foi um passo crucial.

Chegado ao poder, o primeiro-ministro introduziu medidas no sentido da liberalização da economia, abriu as portas das cadeias a milhares de activistas da oposição e permitiu o regresso ao país de dissidentes exilados no estrangeiro.

Levantou o estado de emergência que vigorava no país, pôs fim à censura da comunicação social, legalizou forças da oposição que estavam proibidas, afastou dirigentes militares e civis suspeitos de corrupção e aumentou o número de mulheres em cargos de poder, nomeadamente chefiando um Executivo paritário e designando a primeira ministra da Defesa na história da Etiópia.

O Comité afirmou esperar que esta distinção incentive os esforços continuados de Abiy Ahmed e Isaías Afwerk, mas também o caminho da Etiópia rumo à democracia plena.

O comunicado do júri elogia a mediação de Abiy Ahmed em processos de paz entre a Eritreia e o Djibuti e entre o Quénia e a Somália, bem como entre o Governo e a oposição do Sudão.

Frisando que a Etiópia é um país de muitas línguas e povos, o comité alerta para o ressurgir de velhas rivalidades (houve mesmo exemplos nas últimas semanas e meses, lê-se no comunicado) e para a existência de três milhões de etíopes internamente deslocados, a que acrescem cerca de um milhão de refugiados e candidatos a asilo de países próximos.

O Nobel da Paz é concedido desde 1901 para distinguir “a pessoa que fez mais ou melhor trabalho em prol da fraternidade entre as nações, da abolição ou redução de exércitos permanentes e da realização e promoção de congressos de paz”, determinou o industrial Alfred Nobel no seu testamento.

Antes deste ano o prémio fora entregue por 99 vezes, consagrando 89 homens e 17 mulheres. Em 2014, a estudante paquistanesa Malala Yousafzai tornou-se o laureado mais jovem de sempre. Tinha 17 anos .

Fonte: Expresso

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading