CronistasNotícias

O campeonato vai mudar de regras (mas a bola continua redonda)

O Trump é o máximo. Consegue alcançar objetivos incríveis em poucas semanas. Por exemplo: conseguiu apresentar um orçamento federal com erros quantitativos, destruir um sistema de saúde sem criar outro do mesmo gabarito, desorientar a opinião publica sobre interferência russa na sua campanha eleitoral, sair do maior projeto de livre comércio do mundo pensando que isso vai criar empregos no país, ir falar com o Papa que o recebeu com sorrisos e despediu-se dele com cara muito chateada, criar inimizades com vizinhos e velhos aliados e, enfim, fazer dos Estados Unidos bombo da festa neste momento: todos podem lhe dar porrada, acusá-los de complicar o mundo ainda mais e lançar-lhe à cara uma vaga de piadas sobre ridículo. Com bué de altas gargalhadas.
Ninguém pode garantir se é intencional, tipo humorista de televisão ou se vai á tôa, como se jogasse fichas num casino pelo palpite. A verdade é que o mundo olha entre assustado e divertido para o show e diz: “com este não dá”. A primeira ministra do Reino Unido, que procura retomar o isolacionismo britânico dos tempos das lutas contra os vikings, dá-lhe um apoio incomodado, até porque a bagunça interna nos altos escalões USA foi ao ponto de entregarem à imprensa informações confidenciais sobre o recente atentado de Manchester. A polícia inglesa deve ter vociferado palavrões que – desculpem – não vou mencionar aqui.  

Funcionários da Casa Branca são nomeados e desnomeados como se fosse a casa da sogra mais abandalhada, sem consideração pela valor histórico daquela Casa. Lá moraram (só para citar quatro): Lincoln que mudou politicamente os Estados Unidos; Franklin Roosevelt que enfrentou a luta contra a pobreza na crise dos anos 30 e em seguida desequilibrou a balança na luta contra o nazismo; Bill Clinton que, com sua ex amiga Monica Lewinsky, batizou o Salão Oval, com requintes daquilo que a humanidade mais gosta de fazer, sendo mundialmente ovacionado pelo feito (eu incluído) e, enfim, o Barak Obama que fez dos Estados Unidos um dos países mais simpáticos do mundo (exceto para ditadores ou rivais)

O Putin vai se servindo deste novo perfil da Casa Branca, numa de ver se consegue abrir brechas, mas não precisa matutar muito. A Europa já topou o desafio e articula para alargar a margem de autonomia.

No passado domingo, Angela Merkel disse que a Europa não pode confiar nem nos USA nem no Reino Unido; na segunda feira, E. Macron recebeu Vladimir Putin em Versalhes, um cubico ainda maior que a Casa Branca, onde só são recebidos os muito grandes do planeta quando a França tem algum plano para eles. Isto desde há séculos. Em 1717 esteve lá precisamente Pedro o Grande, czar da Rússia. Lembrem-se: após tomar posse, o novo Presidente francês esteve horas em Berlim com a tia Angela. Pra quê? Divisão de tarefas. O papo franco-russo foi mambo rijo sobre Direitos Humanos (Paris não esqueceu que Marine Le Pen foi recebida com honras no Kremlin) e sobre a Síria, mas de muita gentileza sobre combate ao terrorismo e economia. Macron até disse na conferência de imprensa que era favorável a desescalada sobre a Ucrânia, incluindo nesse pacote a questão das sanções à Rússia.

Ainda faltam elementos para anunciar mudança de game, porém, caminhamos para lá e, de certeza, o quadro geopolítico mundial está aberto como nunca desde a queda do muro de Berlim.

Para África, Ásia e América Latina, no meio de tanta desgraça, o aumento da multipolaridade é uma boa! Resta saber se teremos dirigentes e sociedades civis capazes de aproveitar e entrar em campo com nova tática de jogo. Se a tia Angela não confia nos gringos, nós aqui pelo sul não podemos confiar nos tais BRICS para ganhar e ficar na primeira divisão. Ali só tem xerifes mal encarados e ladrões. Temos de convocar nova seleção com verdadeiros craques, não com jogadores que se acham donos da bola e até roubam nos patrocínios.

A temporada promete e só estamos na fase de grupos. É bom jogar sem dogmas engessados e evitar o acontecido com alguns que, em 1989, ficaram desbussolados quando lhe caíram na cabeça as placas de cimento daquele muro desfeito.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading