DestaquesPolítica

Portugal prepara mudança de embaixador em Angola e Cabo Verde

Augusto Santos Silva, que falava nesta sexta-feira, aos jornalistas, em Lisboa, apontou que o movimento diplomático “foi reduzido ao mínimo estritamente necessário” este ano, e inclui, nomeadamente, mudanças em Angola e Cabo Verde.

“Em Angola, porque o actual embaixador termina o seu mandato e vai ser colocado em outro país igualmente importante, em Cabo Verde sucede o mesmo e em outros países também”, disse Santos Silva sem especificar.

Confrontado com os nomes dos diplomatas Pedro Pessoa e Costa, primeiro embaixador de Portugal no Panamá, como possível próximo titular em Angola, e do cônsul-geral em Paris, António Albuquerque Moniz, para assumir a missão diplomática em Cabo Verde, Santos Silva lembrou que a nomeação dos embaixadores é uma competência do Presidente da República mediante proposta do Governo.

“Não posso por razões de respeito institucional confirmar essa informação. O processo está em curso, estive em Angola e verifiquei com agrado que as autoridades angolanas tinham dado o ‘agrément’ que pedimos de uma forma muito célere”, disse.

“Quem nomeia os embaixadores é o Presidente da República e é o Presidente da República que, no fim de um processo relativamente demorado, publica o decreto. Sempre, por regra a proposta que é apresentada […] é a que o Presidente da República está em condições de aprovar”, acrescentou.

Escusou-se, contudo, a adiantar se os nomes em causa integravam a proposta de nomeação de embaixadores remetida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros à Presidência da República.

O actual embaixador de Portugal em Angola é João Caetano da Silva, enquanto a representação portuguesa na cidade da Praia tem como titular a embaixadora Helena Paiva.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading