Notícias

TC de Angola decide sobre recursos dos resultados eleitorais

O Tribunal Constitucional de Angola vai divulgar esta terça-feira a sua decisão sobre os recursos que quatro partidos apresentaram sobre os resultados das eleições de 23 de agosto, que deram a vitória ao MPLA, elevando à presidência do país o número um da lista, João Lourenço, em substituição de José Eduardo dos Santos. Os partidos pedem a impugnação.

 

A UNITA e a FNLA contestam os procedimentos de apuramento dos resultados definitivos apurados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE). Já a CASA-CE apresentou documentos comprovativos de irregularidades alegadamente cometidas em 15 províncias.

Para o dirigente e deputado da UNITA, Adalberto da Costa Jr., devia haver recontagem de votos, disse em entrevista ao Expresso. No seu entender, a lei determina que o apuramento dos resultados deve começar no escrutínio provincial feito pelas Comissões Provinciais Eleitorais (CPE), mas a esmagadora maioria das províncias não fez esse escrutínio.

“O anúncio dos resultados foi artificial”, diz o deputado da UNITA, que todavia aumentou o número de votantes, segundo os resultados oficiais. “Angola está a ser fiscalizada por personagens com mandatos esgotados”, adiantou ainda.

O plenário do tribunal esteve reunido pela noite adentro, pelo que o anúncio estará iminente. A sua decisão é definitiva, não havendo lugar a recurso.

 

Fonte: Expresso

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading