DestaquesSegurança

Vietnamitas abordam questões de segurança com autoridades angolanas

As autoridades angolanas e vietnamitas estão a discutir questões que têm que ver com a segurança, economia, relações culturais, desportivas e comerciais entre os dois países que, se diga de passagem, relacionam-se há muitos anos.


É com este intuito que o Vice-presidente da Procuradoria Popular Suprema da República Socialista do Vietname, Trang Cong Phan, foi recebido esta segunda-feira, 16 de Dezembro, pelo Ministro do Interior de Angola, Eugénio César Laborinho, na Sala de Reuniões do Ministério do Interior, em Luanda, depois de o ter feito na PGR, em Angola.


Na abertura do encontro e num tom de boas vindas, o General Laborinho começou por manifestar a sua satisfação em receber a entidade do Vietname representada em Angola, discorrendo o percurso das relações existentes entre os dois Estados que, segundo o Titular do MININT, remontam desde os alvores da independência nacional e sustentam-se nos acordos gerais de cooperação económica, técno-científica e cultural, bem como outros instrumentos jurídicos essenciais no melhoramento e desenvolvimento da cooperação bilateral.


Em matéria de Segurança e Ordem pública, Eugénio Laborinho recordou as excelentes relações que, como disse, remontam do acordo rubricado a 21 de Outubro de 2014, em Hanoi, Vietname.
O governante angolano sublinhou, igualmente, que este instrumento jurídico constitui o alicerce primordial para o reforço da cooperação existente, na vertente das pastas deste Departamento Ministerial e a sua congénere do Vietname, concluiu.


Por seu turno, o vice-presidente da Procuradoria-Geral do Vietname, agradeceu o ensejo e encorajou as autoridades angolanas a prosseguirem os esforços tendentes ao melhoramento, a cada dia que passa, das relações bilaterais.
“É preocupação do seu país os casos de assaltos, tendo como vítimas cidadãos seus, pelo que, pede mais segurança a eles”, referiu.


No âmbito de acordos concretos, aquela entidade revelou ser do seu interesse e do seu País a assinatura de um acordo de extradição de vietnamitas que estejam em Angola e em conflito com a Lei, bem como, angolanos residentes no Vietname que sejam partes de processos judiciais naquele País amigo.


Recorde-se que, em Angola residem um número considerável de cidadãos desta parcela territorial, muitos dos quais a prestarem serviços de carácter educativo, social, construção, entre outros.
Na realidade e segundo dados oficiais, vivem em Angola cerca de 4.191 vietnamitas, sendo 3049 com vistos, dos quais 267 de residência, 408 de permanência temporária e outros em situação por legalizar.
De resto, existe um bom número de ilegais mas, segundo consta, bem controlados e fora do leque das comunidades que preocupam as autoridades policiais, em função do grau de perigosidade ou não dos mesmos.

Fonte : Minint.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading