Mundo

Zimbabwe: Morreu o líder da oposição, Morgan Tsvangirai

O líder da oposição do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, morreu nesta quarta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul. A morte foi confirmada pelo vice-presidente do partido Movimento para a Mudança Democrática, Elias Mudzuri. O antigo primeiro-ministro do Zimbabwe tinha 65 anos .

Tsvangirai sofria de cancro do cólon há dois anos. A situação clínica deteriorou-se rapidamente nos últimos dias, apesar de estar em tratamento na África do Sul. “Morreu esta tarde. Foi a sua família que mo comunicou”, disse o vice-presidente do Movimento para a Mudança Democrática, Elias Mudzuri, citado pela Reuters.

A morte de Morgan Tsvangirai acontece nas vésperas das primeiras eleições desde que o governo de Robert Mugabe caiu. O partido da oposição tem agora que escolher um novo líder para disputar o poder contra a União Nacional Africana do Zimbabwe (ZANU), partido actualmente no poder e fundado por Robert Mugabe.

A carreira política de Tsvangirai foi marcada pela luta contra a governação do ex-Presidente, Robert Mugabe. Foi preso inúmeras vezes e alvo de quatro atentados.

Fonte: Público.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading