DestaquesJustiça

Isabel dos Santos quis receber em dinheiro vivo após arresto de bens

A empresária angolana Isabel dos Santos tentou receber um salário mensal de 44 mil euros da Unitel em dinheiro e em mão, já depois de ver as contas arrestadas, escrevia esta segunda-feira, 13, o jornal português Público. A antiga accionista maioritária da Efacec tentou que a operadora angolana Unitel, de que é administradora, lhe pagasse os salários em dinheiro vivo, em vez de por transferência bancária.

O pedido terá sido rejeitado pelo conselho de administração da operadora, pelo que Isabel dos Santos ameaçou abrir um processo judicial contra os administradores da Unitel, acrescenta o diário. A posição de 25% na operadora é um dos bens da empresária arrestados pela justiça angolana no fim do ano passado.

O jornal português recorda que, tendo entrado em 2015 na Efacec, Isabel dos Santos acaba de ser forçada a sair da empresa de engenharia e produção industrial, com o Estado português a nacionalizar a posição de 71,73% que a empresária detinha há cinco anos. Isabel dos Santos assumiu o controlo fazendo uma triangulação accionista em geografias com regimes fiscais preferenciais e promotores de estratégias de planificação comercial e fiscal, diz também o Público, que relata que “para aterrar na Efacec, Isabel dos Santos sobrevoou Malta e a Madeira”. A nacionalização livra os compradores da Efacec de negociarem com a empresária, evitando o contágio com linhas empresariais que passam por Malta, pela Zona Franca da Madeira, Delaware e Chipre.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading