Política

Ministro das Telecomunicações garante que satélite angolano continua em órbita

O ministro angolano das Telecomunicações e Tecnologias de Informação afirmou hoje que o satélite angolano, Angosat, lançado em órbita, em dezembro do ano passado, continua em trajetória e em fase de teste.

José Carvalho da Rocha reagia a notícias sobre uma suposta queda de objectos no Peru, que seriam do satélite angolano.

O governante angolano, que considerou “duvidosa” a informação, disse que a contraparte russa informou que o satélite está em órbita.

“Nós temos uma fonte oficial, que é nossa contraparte russa, e ela diz-nos que o satélite está em órbita, portanto, em abril, em função do contrato, nós teremos de facto uma análise final do estado de saúde do satélite”, disse o ministro em declarações à rádio pública angolana.

Segundo José Carvalho da Rocha, apenas em abril, altura do fim dos testes, em cumprimento de uma etapa do contrato é que Angola terá uma informação sobre o estado do satélite, para se avançar ou não para a assinatura ou não da penúltima etapa do contrato.

“Se ele estiver dentro dos parâmetros para os quais foi desenhado, nós então assinaremos ou não a penúltima etapa deste contrato”, explicou o ministro, salientando que Angola tem estado a gerir o Angosat com a sua contraparte russa, que tem como responsabilidades o lançamento, colocação em órbita, testes e entrega.

O Angosat é um investimento do Estado angolano de 320 milhões de dólares (269,6 milhões de euros), construído por um consórcio estatal russo e lançado com recurso ao foguete ucraniano Zenit-3SLB, envolvendo ainda a Roscosmo, empresa espacial estatal da Rússia.

De acordo com as autoridades angolanas, 40% da capacidade total comercial do satélite já está reservada e o Estado estima a recuperação do investimento em pelo menos dois anos.

Desde o seu lançamento, a 26 de dezembro de 2017, várias notícias têm surgido sobre problemas com o satélite angolano, nomeadamente o suposto desaparecimento em órbita um dia depois de lançado.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading