Cronistas

Para lá dos Partidos Politicos

É pesado o legado recebido pelo presidente João Lourenço. Embora em muitos meios se tivesse a percepção de erros e desmandos da anterior governação, só agora é que se começa a ver a extensão dos danos – graças em parte ao novo modo de estar e agir por parte da comunicação social estatal e ainda à coragem e frontalidade de vários jornalistas da comunicação social privada assim como a pública tomada de posição de alguns intelectuais.

Perante a grave situação do país e a postura da actual presidente (bem diferente da do anterior), uns angolanos interrogam-se sobre o modo e a capacidade de a equipa governante vencer os obstáculos; outros confiadamente pensam que o presidente e o executivo estão a resolver os problemas; alguns outros são de opinião que nada vai mudar porque a casta dirigente é a mesma.

A verdade é que Angola precisa de soluções urgentes para problemas como:

crise económica e saneamento do sector financeiro

diversificação da economia

estruturas e qualidade do ensino público, a todos os níveis

estruturas e funcionamento da saúde pública

emprego e protecção social

desempenho da Administração Pública

corrupção

democratização da vida nacional: poder autárquico e revisão da Constituição

A solução destes problemas e outros não aqui enunciados implicam o envolvimento de todos os sectores da vida nacional: desde o executivo, aos partidos, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral. De facto, para haver democracia num país, são precisos partidos para o combate político por ideias e modos de governar e também a separação dos poderes legislativo, executivo e judicial (separação que ainda não existe claramente em Angola). Estas são condições necessárias, mas não suficientes porque, ademais, têm de estar garantidos e ser exercidos a liberdade de associação e expressão e o respeito pelos direitos humanos. Por outro lado, a construção do estado de direito e a vivência democrática faz-se com a activa participação dos cidadãos nos mais diferentes sectores da vida nacional e nos mais diversos níveis.

Haverá a necessária consciência destes pressupostos?

A julgar pelos escritos de alguns intelectuais atentos e empenhados na mudança, ficamos com dúvidas. Por exemplo, Nok Nogueira, no NOVO JORNAL de 27 de Abril, escrevia: (...)o debate real sobre as autarquias está a passar-nos completamente ao

1

lado, porque os partidos estão obstinadamente envolvidos na estratégica questão do gradualismo. Este brilhante articulista salientava: (…) a crise de representatividade não resulta apenas dos interesses hegemónicos dos partidos políticos, mas também da inexistência de uma sociedade civil organizada e capaz de exercer pressão sobre eles e de espaços de participação directa dos cidadãos. E acrescentava: (…) A cidadania está votada ao abandono, primeiro pelos partidos que só pensam em si e nos votos da próxima eleição e pela generalidade dos organismos da sociedade civil que são incapazes de defender os cidadãos, pressionar e ter uma actuação.

Ora – para que haja as urgentes e necessárias mudanças em Angola – é fundamental a actuação dos mais diferentes sectores da sociedade civil. Portanto, aproveitando os espaços abertos pelo actual chefe do executivo, eles devem saber conquistar a necessária autonomia face ao poder político, defender os seus interesses, participar no esforço nacional da resolução dos graves problemas que a governação e os cidadãos têm pela frente.

É tempo, mais que tempo, para pensarmos e agir assim.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading