Cronistas

Sem precisar de binóculos

Visto pelos olhos dum vagabundo, nos últimos dias o mundo em que vivemos tá com esta formatação:

O governo sírio executa bombardeamento com gás sarin no norte do país e acusa os rebeldes bombardeados de terem sido eles os executores. Bombardearam-se? Os Estados Unidos fazem demonstração de força e, como tinham em stock muitos Tomahwak, lançaram 59 sobre uma base de Assad  mas antes avisaram os russos. Estes esperaram a operação terminar e depois saíram em defesa do aliado sírio no Conselho de Segurança, de onde nada vai sair que ajude a população do país.

Os presidentes da China e dos Estados Unidos estiveram reunidos para debater as vias de entendimento entre as duas maiores economias do mundo, com grandes interesses recíprocos: os norte-americanos têm inúmeras empresas em território chinês e a China é a maior detentora mundial de títulos do tesouro USA.  

No Brasil, juiz do Supremo Tribunal Federal autoriza abertura de inquéritos sobre 9 ministros, 29 senadores, 42 deputados federais e 12 governadores, com base em “delações premiadas” de executivos da nossa bem conhecida Odebrecht. Desde 2015 as diversas alas da elite politica que tem governado o Brasil lutam intensamente entre si, todas envolvidas em escândalos, todas com discursos opostos às respectivas práticas e incapazes de encontrar saídas da crise que elas próprias criaram ou não viram chegar.

Na RD Congo, há dias o presidente Kabila disse que ia nomear o primeiro ministro da transição em 48 no máximo. Nomeou? Não. Ao mesmo tempo, a maior aliança oposicionista, perante a urgência de sucessão do falecido líder Etienne Tshesekedi, enrola-se em lutas de personalidades.

Em França a esquerda vai divida às eleições e pelo menos apareceu uma nova faixa centrista (com E.Macron) capaz de derrotar a ultra direitista Marine Le Pen.

Em Angola terminou o registo eleitoral com um total próximo de 9,5 milhões de eleitores. Com os cerca de 24 milhões de habitantes, eu contava  com um corpo eleitoral de 10 milhões e qualquer coisa. Ninguém impediu ninguém de se registar. Até se fizeram fortes campanhas de mobilização para todos os que têm direito de voto. Portanto, quem não foi dar o nome é porque não quis, não tá para se chatear, tá se marimbando ( e não digo outros adjetivos)  Se aquele calculo de expectativa está certo, seriam perto do milhão.

#vivenciaspress #vivenciaspressnews #vpnews

 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading