Diário de Viagem

Dia 1: Deambulando pelo Aeroporto de Barajas

Viajar em companhias “low cost” tem muitas vezes os seus custos, principalmente quando há um imprevisto ou uma alteração qualquer. Deixei o aeroporto Humberto Delgado em Lisboa com escala em Madrid e para depois fazer a uma paragem em Roma em trânsito para Florença . Segundo a companhia aérea em Lisboa, o talão de embarque seria emitido Alitalia em Madrid e realmente foi aí que a cena começou a “bandeirar”.

 

 

No aeroporto de Barajas (Madrid), o tipo da assistência enviou-me para a porta 82, o local de onde partiríamos para Roma. Depois de algum tempo de espera, fui informado que teria de sair do terminal 3 (onde me encontrava ) e ir para o terminal 2 resolver o assunto do talão de embarque. Quem conhece Barajas sabe bem das distâncias entre os terminais, mesmo até quem tem pernas longas e grandes passadas como eu leva o seu tempo. Acaba na cena do costume : as companhias vai “empurrando” o passageiro de um lado para o outro e nada fica resolvido. No final das contas, lá estava eu literalmente “perdido” e deambulando por Barajas. Como a companhia só tinha voo disponível para o dia seguinte tive de procurar alternativas nos transportes ferroviários e até rodoviários. Não fui bem sucedido. Tive de procurar outra companhia “low cost” (a Ryanair), comprar um novo bilhete e esperar o horário de partida. Começava uma “long walk” e já no terminal 1 do aeroporto de Barajas.

PARA ROMA, RAPIDAMENTE E EM FORÇA!

Realmente, nunca pensei que uma frase de Salazar acabasse por ser tão inspiradora e reveladora para o meu caso. Retirado do seu “Para Angola, rapidamente e em força!”, esta adaptação “Para Roma, rapidamente e em força !”, serviu para manter viva a ideia e convicção de que teria de escalar Roma ainda naquele dia e depois pegar o comboio para Florença. A expressão em inglês “By any means necessary” também ajudava. Todas as formas eram válidas para chegar até à capital do antigo império romano. Estava também em permanente contacto com o amigo Matias Mesquita da Casa de Angola em Itália, o meu generoso anfitrião.

 

O aeroporto de Barajas é um mundo dentro de vários mundos. Tem quase sempre um movimento frénetico com alguns e curtos momentos suaves. São passageiros de várias partes do mundo e que conversam em todas as línguas possíveis e imaginárias . Fui passando o tempo conversando com a Esperança, um assistente de terra da Ryanair em Barajas. A jovem Esperança é natural da Guinné -Equatorial (uma antiga colónia espanhola em África. Pais que foi descoberto por navegadores portugueses), e vive na esperança de dias melhores para o seu país e as suas gentes. Estando ao lado de uma simpática Esperança ia mantendo viva a esperança de escalar Roma naquele dia.

A minha “romaria” até Roma teve o seu término no aeroporto de Roma Ciampino. Foram duas horas e meia de viagem ao lado de uma alegre família italiana, eles regressavam das férias em Espanha e acabei numa espécie de ajudante de fotográfo para a menina de 10 anos, que adorava tirar fotos da paisagem aérea.

FINALMENTE, A BELA ROMA.

“Vim, vi e venci” disse baixinho após ter chegado ao aeroporto de Roma Ciampino . Lá fora estava o migo Fernando Costa para me receber, lá acabou sendo o meu “cicerone” nesta curta passagem por Roma. A estação de “Roma Termini” é uma combinação muito funcional de comboios e autocarros que partem para todos os cantos desta bela Itália, existindo também um terminal para o Metro. Regista também um forte dispositivo de segurança com polícias e militares armados até aos dentes. Foi a minha paragem até conseguir um comboio para Florença (que só partiu na manhã desta segunda-feira, 05 de Novembro).

 

 

Já estou em Florença e hoje é o primeiro dia das minhas apresentações . Florença será a minha casa durante os próximos três dias. Fica aqui a odisseia deste Angolano Vero que mostra na Itália, uma Angola que acontece fora de Angola .

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading