ComunidadesDestaques

Moçambique: Manuel Chang vai ser extraditado para os EUA

A prisão de Manuel Chang foi decretada pelo Governo Federal dos EUA, e accionada, a 27 de Dezembro, na África do Sul por um tribunal de Pretória, segundo noticia o site Carta de Moçambique.

O antigo ministro das Finanças de Moçambique é acusado pelas autoridades americanas de três crimes: conspiração para fraude electrónica (wire fraud), que recebe uma sentença máxima de 30 anos; conspiração para fraude com valores mobiliários ( securities fraud), que recebe uma sentença máxima de 5 anos ; e branqueamento de capitais que recebe uma sentença máxima de 20 anos.

No total, Manuel Chang, se for considerado culpado, pode enfrentar uma pena acumulada de 45 anos de prisão.

Chang tem actualmente 63 anos de idade. Se for condenado, deverá passar o resto da vida numa prisão federal nos EUA.

A ordem de prisão não especifica onde os crimes terão sido cometidos, mas tudo indica que Chang tentou usar entidades financeiras americanas, justificando-se assim a intervenção do FBI .

A fraude electrónica inclui o uso de e-mail, telefone, internet ou outro equipamento de telecomunicações. A fraude de valores mobiliários inclui vários tipos de investimentos, como títulos municipais, acções corporativas, notas bancárias e contratos de investimento.

Esta fraude ocorre quando alguém envolvido num desses investimentos engana, furta ou desvia, na tentativa de obter uma vantagem financeira. A fraude de valores mobiliários é considerada um crime de “colarinho branco” e engloba actividades cometidas por particulares, bem como analistas financeiros profissionais, correctores de valores mobiliários, corporações e até agências governamentais.

Segundo o Carta de Moçambique, Manuel Chang e outras figuras de revelo da sociedade moçambicana, são indicados como proprietários de uma pequena entidade financeira que opera em Maputo, através da qual efectuavam várias operações fraudulentas .

Fonte: Carta de Moçambique.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading