ComunidadesDestaques

Portugal: Supremo Tribunal culpa Angélico Vieira

No início deste ano, António Milton e Filomena Vieira, pais de Angélico, foram absolvidos, pelo Tribunal da Relação do Porto, de pagar uma indemnização a Armanda Leite, sobrevivente do acidente ocorrido em Junho de 2011 em Estarreja, que roubou a vida ao cantor.

Angélico Vieira era o condutor do BMW e seguia a mais de 200 km/h. Os juízes desembargadores tinham entendido que a causa do acidente tinha sido, exclusivamente, o rebentamento de um pneu. Decisão arrasada, agora, pelo Supremo Tribunal de Justiça português, que vem condenar os herdeiros (nesse caso os pais de Angélico) a dividirem com as outras duas partes do processo, o pagamento de mais de meio milhão (552 mil euros) de euros à ex-modelo que ficou com uma incapacidade física e mental permanente.

“O despiste ocorreu depois do rebentamento do pneu, não se encontrando aí afirmado nem demonstrado que foi o rebentamento que determinou causalmente (ou que foi a única causa) do despiste”.

“A velocidade excessiva foi causa do acidente e a responsabilidade pelo excesso de velocidade é do condutor, indicando que estava em violação das regras do Código da Estrada, que voluntariamente infringiu”, segundo o raciocínio dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça.

“O acidente foi provocado por duas causas : uma naturalística ( o rebentamento do pneu, ao qual se seguiu o despiste), outra derivada da conduta voluntária do condutor da viatura (a velocidade excessiva). Está assim demonstrada a responsabilidade subjectiva do condutor, o que implica que os seus herdeiros (os pais de Angélico) sejam responsáveis e condenados” , concluiu o Supremo Tribunal de Justiça.

A Impocar (stand que emprestou o carro ao cantor), o Fundo de Garantia Automóvel (ambos já anteriormente condenados pelo Tribunal da Relação do Porto) e agora os pais de Angélico vão pagar mais de meio milhão de euros, divididos entre si. A isto o Supremo chama de “condenação solidária”.

Angélico Vieira, de 28 anos, teve o acidente a 25 de Junho de 2011, na A1 em Estarreja. Hélio Filipe, que se seguia no banco traseiro com Armanda Leite, teve morte imediata. Nessa mesma noite, o cantor, amado por milhares de jovens, foi levado em estado grave para o Hospital de Santo António, no Porto. Acabaria por morrer três dias depois .

Fonte: CM.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading