Cronistas

Privacidade, a paz de que precisamos

Quando partilhamos paredes meias com alguém, seja qual for o grau de parentesco, precisamos zelar pelo equilíbrio, seja ele em convívio familiar ou de trabalho.
O artigo 12 da ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’ adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas estabelece que o direito à vida privada é um direito humano: «Ninguém será objeto de ingerências arbitrárias na sua vida privada, sua família, seu domicílio ou sua correspondência, nem de ataques à sua honra ou à sua reputação. Toda a pessoa tem direito à proteção da lei contra tais ingerências ou ataques.»

No entanto, cada vez mais, temos a noção de sermos mais e mais invadidos, por todos os acessos tecnológicos que nos rodeiam. Desde as estradas que percorremos e que estão cheias de câmaras de vigilância do trânsito, aos locais públicos e às empresas, que colocam câmaras de vídeo para controlarem os seus funcionários ou as pessoas que circulam nos diversos locais.

De acordo com as entidades de segurança, públicas e privadas, é tudo pelo bem da nossa segurança. No entanto, é na vida em casal ou em família que cada vez mais me dou conta do quanto as pessoas perderam a noção deste valor tão precioso chamado PRIVACIDADE.

Quando partilhamos paredes meias com alguém, seja qual for o grau de parentesco, precisamos zelar pelo equilíbrio, seja ele em convívio familiar ou de trabalho. Esta coabitação é algo que deve ser tida em conta, preservando acima de tudo o respeito pela individualidade única de cada ser.

No trabalho, temos de preservar o direito do espaço de cada colega, o seu material de trabalho e tudo aquilo que o envolve. Ou seja, não podemos e nem devemos passar a linha vermelha que vai invadir o espaço, a vida, a informação pessoal e toda a estabilidade emocional, física e profissional dos nossos colegas. Devemos, acima de tudo, respeitar a opinião de cada um, sem impormos a nossa e, com estes detalhes e cuidados, mantermos a paz laboral em perfeita harmonia, sejam quais forem as hierarquias.

Na vida a dois, a privacidade, é vital para se manter uma boa relação. Cada um de nós precisa de ter manter o seu espaço, físico e emocional. O respeito pela nossa personalidade é, acima de tudo, o ex-libris chamado código de ética da vida a dois.
Quando um casal começa a trocar senhas de e-mails, de Facebook, telefone, abertura de correspondência, está a abrir um caminho de desarmonia, porque está a facilitar a invasão da privacidade que mantém a paz na vida a dois.
O mesmo acontece entre pais e filhos. Um filho deve sempre respeitar a privacidade do seu progenitor e vice-versa, mas neste inverso, enquanto o filho é menor, por vezes perde-se a noção entre orientar, proteger e invadir.
Nunca se deve tentar ser o outro ou saber tanto quanto o outro, ou perde-se a magia. As pessoas alegam que é importante ser-se conhecedor do todo que o outro é para nós… engano o de quem pensa que invadir é uma forma de amor.
Ao chegar até à idade que me acompanha, ao privar diariamente com pacientes, percebo que o erro da maior parte das relações, entre casais, ou até mesmo entre pais e filhos, é a quebra da privacidade.
E, depois de quebrado, este processo de invasão alheia torna-se num vilão que desmantela a confiança, a convivência, a saúde física e acima de tudo a emocional. Ser-se e ter-se privacidade é ter paz pessoal, é ser capaz de dar e transmitir ao outro confiança, harmonia, equilíbrio e acima de tudo respeito pela sua individualidade ÚNICA.

Cada vez mais ao estudar sobre nutrigenética, me vou dando conta como os fatores epigenéticos influenciam a nossa vida. Comparo o direito à privacidade, com o papel seletivo e depurativo do nosso intestino. Se algo estiver errado, começamos a adoecer de forma silenciosa e lenta.

Afinal, somos 2% genótipo e 98% fenótipo. O nosso ADN é constituído por processos de evolução feitos por tudo aquilo que está ao nosso redor e nos molda.
Está em nós a capacidade de saber interpretar e decidir se queremos ter saúde, ou doença.  Ser feliz faz parte deste processo contido no nosso fénótipo, o qual nos dá o direito de sermos e termos preservada a nossa paz e a nossa privacidade.
Pense nisto e faça a sua parte. Construa o respeito por si. Para se receber, é preciso primeiro dar.

by cronicas de bem viver/https://epilifecoach.com/product/chronicles-of-well-being-portuguese-edition/

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading