DestaquesEconomia

Sonangol, ENI e TOTAL apresentam propostas para explorar petróleo no Namibe e Benguela

A Sonangol, a ENI e a TOTAL apresentaram propostas para a exploração petrolífera das bacias marítimas do Namibe e de Benguela.

Esta informação foi conhecida hoje em Luanda no decorrer da cerimónia da abertura das propostas recebidas no âmbito do concurso internacional de licitação para a exploração petrolífera das bacias marítimas do Namibe e de Benguela, lançado no mês de Setembro pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

O júri, presidido por Hermenegildo Buila (ANPG), e composto também por Cármen Canjungo (Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos) e Pedro Marques (Ministério das Finanças), validou três das quatro propostas registadas, sendo os concorrentes a Sonangol EP, a italiana ENI e a francesa TOTAL. A quarta concorrente, Pago Technical Group, Lda., viu a sua proposta condicionada por inconformidades detectadas no preenchimento dos formulários.

A partir de agora segue-se a qualificação das empresas e a avaliação das propostas até ao próximo dia 28 de Dezembro.

A abertura das propostas marca o início do processo negocial, que culminará com a assinatura dos Contratos de Concessão no dia 30 de Abril de 2020.

Recorde-se que enquanto concessionária nacional, cabe à ANPG a materialização do Decreto Legislativo Presidencial 52/19, de 18 de Fevereiro, que aprova a Estratégia para a Atribuição de Concessões Petrolíferas no período 2019-2025, sendo que o concurso para a exploração das bacias marítimas do Namibe e de Benguela contempla 10 blocos, com uma área de aproximadamente 55.387,88 Km.

Este concurso realiza-se num contexto internacional altamente competitivo na indústria petrolífera mundial, que assistiu em simultâneo a licitações petrolíferas num vasto conjunto de países, factor que aumentou significativamente a concorrência directa pelos recursos financeiros disponíveis.

Refira-se que esta licitação representa uma valiosa oportunidade para solidificar o conhecimento geológico das duas bacias em concurso e para contornar o grande desafio para a promoção das áreas de fronteira, que é a falta de investimento na pesquisa e na prospecção.

A abertura de propostas hoje realizada em Luanda resulta de um longo processo, através do qual o Executivo, atendendo às recomendações do diagnóstico feito ao Sector Petrolífero em Angola, reformulou o quadro legal para impactar positivamente a melhoria das operações. Foram igualmente favoráveis para este processo a estabilidade e a flexibilidade fiscal e contratual que caracterizam o mercado angolano, assim como os processos inerentes à gestão das concessões, que são eficazes, transparentes e pensados para a obtenção de resultados.

Tendo em conta a estratégia do Executivo para aumentar o conhecimento geológico e o potencial petrolífero de Angola, a concessionária nacional vai recorrer à Lei das Actividades Petrolíferas para poder negociar directamente com operadoras, cuja idoneidade técnica e financeira seja reconhecida, para a licitação de blocos que não tenham sido abrangidos pelas propostas recebidas.

One Comment

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading