Mundo

Trump dá ordem às empresas americanas para saírem da China

Donald Trump protagonizou esta sexta-feira o mais recente episódio da guerra comercial com a China, disparando um conjunto de mensagens no Twitter como retaliação ao contra-ataque chinês na guerra comercial em curso entre os dois gigantes económicos. E, pelo caminho, apanhou também o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed). Uma ofensiva que promete marcar o arranque do G7, este sábado.

“Quem é o nosso maior inimigo, Jay Powell [presidente da Fed] ou o Presidente Xi [Jinping]”, disparou Trump, culminando uma sequência de tweets sobre as duas notícias que marcaram a manhã de sexta-feira, nos EUA. Primeiro, o contra-ataque chinês as taxas impostas pelos EUA aos produtos chineses. A China aplicou taxas adicionais de 5% ou 10% sobre um total de 5.078 produtos com origem nos EUA, incluindo produtos agrícolas como soja, mas também sobre o petróleo (crude) e material aeronáutico, que entrarão em vigor a 1 de Setembro.

“O nosso país perdeu, estupidamente, biliões de dólares com a China durante muitos anos. Roubaram-nos propriedade intelectual ao ritmo de centenas de milhares de milhões de dólares por ano. Não deixarei que isso aconteça! Não precisamos da China e francamente estamos melhores sem eles ! “, afirmou Trump, avisando: “As nossas grandes empresas americanas têm ordem para começarem imediatamente a procurar uma alternativa à China, incluindo regressarem aos EUA e fazerem produtos”, no território norte-americano.

Também esta sexta-feira, o presidente da Fed deixou o alerta aos mercados de que o banco central norte-americano enfrentava um “novo desafio”, referindo-se à política comercial imprevisível de Trump na actual disputa com a China.

“Como sempre, a Fed não fez nada ! É incrível que eles possam ‘falar’ sempre saber ou sem perguntarem o que eu estou a fazer, que será anunciado brevemente. Temos um dólar muito forte e uma Fed muito fraca”, rematou o Presidente dos EUA.

Os mercados financeiros reagiram de forma negativa a esta nova vaga de notícias, com as bolsas dos EUA a sofrerem perdas na casa do ponto percentual.

Fonte: Público.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading